article inline adarticle inline ad

Pela primeira vez, em 40 anos de história, a tradicional TUSCA inclui os jogos eletrônicos na competição. Saiba como foi a e-TUSCA 2019

Depois de muitos anos de história, a tradicional TUSCA (Taça Universitária de São Carlos), competição universitária organizada pelas Atléticas da UFSCar e CAASO (USP São Carlos), trouxe o esports para dentro de sua programação.

Nesta 40a edição, houve a estreia das competições de esportes eletrônicos: a e-Tusca.

Com as modalidades de Hearthstone, CS:Go, League of Legends e Fifa, a competição ocorreu nos dias 9 e 10 de novembro e contou com a participação de seis equipes.

Foram elas:

  • UFSCar Fire
  • SiDi Unicamp Tritons
  • FGV Alligators
  • CAASO Hogs
  • Falkol Storm
  • Poli Plague

A infraestrutura do evento possibilitou muitos confrontos simultâneos, transmissão online de alguns embates e espaço para torcida. O sábado (09) foi dia de League of Legends, Fifa e a fase de grupos de Hearthstone. No domingo (10) ocorreram as semi e finais do HS, além de CS:Go.

e-TUSCA por modalidade: Fifa

No Fifa, UFSCar, UFABC, UNICAMP se enfrentaram pelo título, com alguns confrontos apertados. A final ficou por conta da dobradinha da UFSCar Fire com Luccas “Luccas2100” Bagarollo, atual campeão paulista, e Bruno “GFIRE_Lost” Martins, atual campeão da LUE.

Nesse embate de grandes jogadores, as partidas foram muito intensas e cheia de nervosismo por parte de ambos os players, cada gol era muito comemorado. Depois de uma MD2 “pegada”, palavras inclusive de uma parcela da platéia, o jogador Luccas2100 garantiu esse título e levou a taça para a UFSCar. Além disso, ele também conquistou o troféu de atleta destaque da modalidade.

League of Legends: mais uma vitória da UFSCar

E Summoners Rift recebeu a visita das equipes da FGV, UNICAMP, POLI, CAASO e UFSCar. A final foi comandada por UFSCar Fire e SiDi Unicamp Tritons, um embate o emocionante cuja MD3 seguiu até o último embate. 

Na última partida era visível o nervosismo em cada uma das equipes, que jogaram com muita concentração e foco na busca do título. O resultado foi decidido após uma bela ultimate do Gnar, que estava na mão do toplaner da UFSCar Fire.

A equipe da Federal levou não só a primeira colocação de League of Legends, mas também o troféu de player destaque, que ficou na mão do top laner Rafael Henrique “crimson behelit” Basi.

Hearthstone: equilíbrio nos embates

Hearthstone, com seus embates muito equilibrados e partidas longas, teve uma boa presença de decks de controle. O embate final foi decidido entre CAASO e a UFABC. A jogadora Maria “andafer” Pinho levou o troféu pra Falkol Storm e o de jogadora destaque da competição.

CS:Go: a revanche da LUE

Por fim, os mapas da CS:Go receberam belos embates, com alguns times jogando muito à vontade. A grande final foi decidida entre as equipes UFSCar Fire e SiDi Unicamp Tritons – uma repetição das finais da LUE. 

O primeiro mapa foi bem disputado, com aUNICAMP abrindo a série. Escolhido pela Tritons, o segundo embate foi no Inferno, mapa no qual a referida equipe ganhou o embate da LUE. 

Porém, na e-Tusca a vitória no Inferno ficou por conta da UFSCar Fire. Pro terceiro mapa, era esperado um embate bem apertado e cheio de reviravoltas.

Entretanto, a Fire se mostrou muito mais confortável do que a Tritons, resultando na vitória no terceiro mapa. Novamente, a UFSCar Fire levou o troféu pra casa, juntamente com o de player destaque que ficou para o jogador Gobbs.

TUSCA 2019

A TUSCA chegou neste ano em sua 40a edição e ocorreu em São Carlos durante o feriado da Proclamação da República. A Federal (UFSCar) conquistou o título de campeã geral, seguida do CAASO e da Poli USP.