Oferecido por:

Fizemos uma seleção de dicas de livros inspiradores que vão te ajudar na vida profissional e pessoal. Confira!

Por Camilla Trigo

Esse texto é para você que, assim como nós da Partyou, não quer ficar apenas nas superficialidades das aulas e desejam ir além! Se você gosta de ler, selecionamos os livros que vão mudar o seu mindset.

São assuntos que fazem você ter uma visão mais ampla sobre gestão, empreendedorismo, representatividade e criatividade.

E se você não gosta de ler, temos certeza que esse vai ser o momento ideal para começar a devorar muitos outros livros.

Confira a nossa lista de indicações de livros!

1O lado difícil das situações difíceis – Como construir um negócio quando não existem respostas prontas, de Ben Horowitz. 

Antes de tudo é bom entender um pouco mais sobre o autor: Ben Horowitz. Para quem não sabe, ele é o cofundador e sócio de uma firma de capital de risco.

Sua empresa, chamada Andreesen Horowitz, tem como objetivo ser um fundo de investimentos que destina suas ações de compras a startups com ideias inovadoras. Ben já investiu em empresas grandes que com certeza você conhece, como a Airbnb e Rappi.

Formado em Ciências da Computação, atuou intensamente na área. Foi exatamente nessa época que Ben conheceu o seu futuro companheiro de negócios, Marc Andreesen. Juntos, fundaram o primeiro aplicativo com conceito de nuvem na internet, o LoudCloud. 

Após essa época, ele fundou a Opsware, uma empresa com foco em softwares empresariais, que mais tarde foi vendida por mais de meio milhão de dólares.

Já deu para entender que com um currículo desses, o livro “O lado difícil das situações difíceis” deve estar à altura, não é mesmo?

Livro O Lado Difícil das Situações Difíceis, de Ben Horowitz. 

Sobre o que é o livro?

O livro é um relato de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu na Opsware. Ao longo do livro, ele oferece muitos conselhos e conta da sua experiência de como resolver os problemas mais difíceis.

Ben teve que lidar com o estouro da bolha de internet em 2000 e recomeçar do zero a sua linha de produtos. No livro, ele deixa claro que a gestão precisa começar pelas pessoas, depois o foco no produto e por fim o pensamento nos lucros.

Ele é um excelente livro, pois apresenta muitos exemplos de como trabalhar com gestão. Por mais que o foco seja para CEOs e CFOs, o livro pode ajudar muito pessoas que lideram equipes menores ou estão envolvidas em projetos que demandam muito foco e sistematização para darem certo, como é o caso da Atlética Universitária.

É muito interessante perceber que, durante a leitura, Ben sempre dá exemplos no feminino e não no masculino. No início, isso pode soar estranho, mas ajuda muito a reforçar o poder feminino no ambiente corporativo, assim como quebrar preconceitos. 

Ben comenta sobre todas as burradas que chegou a fazer na sua vida profissional e pessoal. Enquanto vivemos em um mundo em que muitas pessoas se preocupam em mostrar o lado bom da caminhada, ele enfatiza os seus erros. 

Essa é uma forma muito boa para prestar atenção e evitar cometer os mesmos erros quando estiver gerenciando uma equipe ou empresa. Afinal de contas, as universidades não aprofundam esse assunto – ou raramente comentam.

O livro não é extenso e é barato. Além disso, todo o valor da compra dos direitos autorais será destinada a promover os direitos civis de mulheres em países em desenvolvimento  por meio dos American Jewish World. Então, corre para comprar. Ele está disponível neste link na Amazon.

2Comece pelo porquê – Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir, de Simon Sinek

Livro do grande Simon Sinek. Ele ficou mais famoso após o seu TED Talk de 2009 – “How great leaders inspire action”. Simon é uma grande referência quando se fala em empreendedorismo, pois inspira líderes a buscarem o seu propósito e o da sua empresa.

Ele é autor, palestrante e consultor. Um dos grandes conceitos popularizados e criado por Simon é o Círculo Dourado, conceito presente no livro “Comece pelo porquê”.

Começou a sua carreiras em agências de publicidade em Nova Iorque e, depois, lançou o seu próprio negócio: Sinek Partners. Ele faz consultoria para empresas renomadas, como Disney e Microsoft.

Livro Comece pelo porquê, de Simon Sinek.

“As pessoas não compram o que você faz, elas compram  o porquê você faz

Um dos grandes conceitos, como mencionado acima, no livro “Comece pelo porquê” é do Círculo Dourado. Esse é um modelo criado por Simon para explicar o diferencial entre líderes e organizações inspiradoras que têm como resultado lealdade e movimentos que são genuinamente verdadeiros.

O raciocínio é seguido com três círculos, sendo eles: O que, como e porquê. E, incrivelmente, a maioria das empresas e pessoas não pensam no porquê. Isso faz com que algumas organizações não se diferenciem uma das outras.

Por mais que o livro tenha um encontro muito grande com a perspectiva de marketing, por exemplo, os conceitos apresentados por Simon podem ser aplicados para várias partes da vida, como o pessoal.

Pensar o porquê de fazer um curso, ocupar o cargo que ocupa e até como se portar faz com que grandes reflexões e respostas sejam geradas.

É um ótimo livro para entender mais sobre si e, então, entender qual a melhor forma de liderar uma empresa ou um grupo de pessoas.

Na maior parte das vezes, as universidades sugerem trabalhos em grupos como forma do processo de aprendizagem. Mas, entender melhor como participar ativamente desses projetos e levar isso para o ambiente corporativo é essencial.

Por isso, não deixe de conferir o livro “Comece pelo porquê”, de Simon Sinek.  Essa pode ser uma grande oportunidade para repensar muitas coisas na sua vida e entender melhor como gerir uma empresa, quando essa hora chegar.

3Faça acontecer – Mulheres, trabalho e a vontade de liderar, de Sheryl Sandberg

Sheryl é COO do Facebook e empresária, além de um grande exemplo de liderança feminina no mundo corporativo. Está na lista da Forbes de mulheres mais poderosas do mundo e já trabalhou no Google, como vice-presidente de vendas. A sua fortuna é calculada em torno de 1 bilhão e meio de dólares e é fundadora do fazeracontecer.org.

A crítica mundial tratou o seu livro como um novo manifesto feminista. E a ideia dele nasceu após uma palestra sua em 2012, quando, pela primeira vez, resolveu falar sobre mulheres no mundo corporativo.

Livro Faça Acontecer, de Sheryl Sandberg

Ela aponta no seu livro, que inclusive tem uma dinâmica muito boa para a leitura,  a possibilidade que as mulheres têm de fazer sucesso através de suas carreiras, e como muitas vezes a “síndrome do coitadismo” evita que a grandes mulheres se desenvolvam profissionalmente.

Sheryl acredita muito na importância de mulheres ocuparem cargos de liderança, para assim diminuir o abismo que existe no mercado de trabalho e aumentar a igualdade no ambiente corporativo.

Durante a leitura, é possível encontrar muitos dados de pesquisa de como as mulheres têm se comportado no mundo empresarial. Tratando muito sobre a vontade de liderar e a necessidade de investimento para uma carreira sólida.

Mas, vale falar que esse livro não é apenas destinado a mulheres, muito pelo contrário. É importantíssimo que estudantes do gênero masculino também leiam essa obra, pois é possível aprofundar a visão sobre as mulheres dentro de empresas, em cargos importantes e refletir sobre a importância de igualdade no mundo corporativo.


O livro está à venda também na Amazon por um preço muito acessível. Vale a pena a compra!

4Originais – Como os não-conformistas mudam o mundo, de Adam Grant

Adam Grant é psicólogo, PhD em Psicologia Organizacional e professor adjunto da Wharton School (Universidade da Pennsylvania). Sua pesquisa tem como foco a motivação no trabalho, design de trabalho e comportamentos pró-sociais e cooperativos. 

Grant foi nomeado um dos melhores professores de administração com menos de 40 anos (sim! Afinal, o foco dele é Psicologia Organizacional.) e possui vários artigos premiados nos principais periódicos que tratam sobre o ambiente organizacional e sobre psicologia. 

Ele já trabalhou como consultor em empresas famosas que com certeza você conhece, como a Google e Yahoo! Com um resumo desse, não podemos esperar pouco do seu livro.

Antes falamos da Sheryl, lembra? A COO do Facebook. E o prefácio deste livro é escrito nada mais, nada menos pela própria Sheryl.

Livro Originais, de Adam Grant.

Assim como os demais livros, ele é uma tremenda ferramenta para a reflexão. A obra estimula o senso crítico, pois é muito comum cair no automático. O livro faz com que o leitor se questione e leve uma vida mais autêntica. 

Algumas técnicas e estratégias são trazidas no livro para que o leitor identifique pessoas chamadas de originais, seja um “original” e então trilhe caminhos de maior criatividade.

Inclusive, o apêndice do livro traz diversas ações que Grant chama de “ações de impacto”. É como um resumo da obra, mas apenas com ações que você pode colocar em prática. Isto é uma ferramenta e tanto para ter ideias, nutri-las e colocá-las em prática.

Até aqui, todos os livros ajudam muito a lidar com si mesmo e com o outro. Como Grant traz um foco maior na criatividade, ele serve como um baita complemento das outras leituras.

Afinal, por mais que diversas atividades na universidade ajudem no desenvolvimento da criatividade, uma leitura mais aprofundada e com fundamentos em pesquisas científicas sobre o tema com certeza irá abrir novos horizontes.

É um livro de fácil leitura, pois utiliza uma linguagem simples e os capítulos não são dependentes. Originais pode ser comprado online e com certeza vale a pena ter ele na sua nova coleção.

5A coragem de ser imperfeito – Como aceitar a própria vulnerabilidade vencer a vergonha e ousar ser quem você é, de Brené Brown

Brené Brown é PhD e professora de pesquisa na Universidade de Houston. Ela passou os últimos treze anos estudando sobre vulnerabilidade, coragem, dignidade e vergonha do ser humano. Todos aqueles probleminhas que tentamos driblar na nossa vida, não é mesmo?

Ela é fundadora e CEO da The Way Daring – uma organização que traz o seu trabalho para outras organizações, comunidades, escolas e famílias. Se você ainda não viu a palestra dela no TEDx, vale muito a pena assistir! É uma das palestras do TED mais vistas em todo o mundo.

Além disso, você encontra na Netflix “The Call to Courage”, uma palestra dela de 76 minutos que resume o seu trabalho e foi lançada na plataforma no início deste ano.

Livro A coragem de ser imperfeito, de Brene Brown

O Livro de Brené ficou em primeiro lugar da New York Times e ela basicamente trata sobre assuntos, como já falamos acima, que geralmente são evitados.

Durante o livro, a autora tenta mostrar que a vulnerabilidade, por exemplo, pode ser um lado da coragem. No final das contas, suas maiores fraquezas podem ser as suas maiores forças.

Essa é uma obra excelente se você é uma pessoa muito tímida, por exemplo. Sabe quando você não consegue falar direito em público naquela apresentação tão importante da universidade por medo de falhar? Pois bem. Com essa leitura, com certeza algumas coisas irão mudar para você.

Ao terminar o livro, o leitor se encontra muito mais confiante sobre os desafios da vida acadêmica, profissional e até pessoal. Sem dúvidas, irá ajudar muito a lidar com si mesmo e com as incertezas no meio do caminho. Afinal, não nos contam muito sobre isso nas universidades!

O livro tem uma leitura bem gostosa e está disponível também na versão online. Vale a pena ler e guardar para reler depois!

Leia também: 4 dicas para sua Atlética conseguir patrocínio de uma empresa