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Quer saber como conseguir patrocínio para a sua Atlética? Confira as nossas dicas!

por Beatriz Contelli, da Partyou

Conhecida por organizar grandes festas e jogos inesquecíveis, além de contar com vários cargos que vão do gestor até o tesoureiro, a atlética de uma universidade é um verdadeiro universo complexo.

A atlética precisa estar atenta com questões como a situação financeira, a integração dos times, o material disponível e a logística. 

Atrelado a tudo isso, é necessário deixar claro que a renda de uma atlética é pequena e normalmente não dá conta de tudo, apesar do time de atletas e colaboradores. Geralmente, a arrecadação de grana vem dos eventos e vendas de produtos da entidade.

Uma das opções mais vantajosas para conseguir uma renda fixa, ou pelo menos uma ajudazinha a mais, é conseguir patrocínio de uma empresa. Mas você sabe o significado de patrocínio? 

O que é o patrocínio?

Diferente da parceria, o patrocinador é aquele indivíduo ou empresa que acredita no potencial de uma ideia e decide financiá-la.

É uma verdadeira relação de troca: quem é patrocinado recebe o valor combinado e quem patrocina é beneficiado com publicidade e marketing. Visto que seu nome e sua imagem serão utilizados por quem está sob seu patrocínio. 

Se mesmo sabendo como funciona um patrocínio você ainda está com dúvidas de como colocá-lo em prática, continue lendo porque nós separamos 4 dicas pra você impressionar aquele potencial patrocinador.

Construa uma apresentação

Antes de falar em valores ou apresentar sua ideia, é de extrema importância captar o interesse da empresa escolhida. Para tanto, construa uma apresentação marcante que valorize e aponte as principais qualidades da atlética. Por que patrocinar sua atlética e não as outras?

Gráficos com dados sobre vitórias, rendimentos, público ativo em eventos, vendas de produtos e entrada de novos membros podem ser usados como uma boa tática para enaltecer a atlética e mostrar porque sua atuação no ramo é diferenciada. 

Vale lembrar que, apesar do foco ser os pontos positivos, você não estará a salvo de perguntas relacionadas à situação jurídica e financeira da atlética. Além disso, questões mais técnicas como valores morais, cores e cursos participantes também devem ser mencionadas.

Encontre empresas que combinem com o propósito da atlética

Ao invés de sair por aí pedindo patrocínio para toda e qualquer empresa que aparecer, monte uma lista com empresas que atuam em áreas ligadas ao universo da atlética.

Analise o público-alvo, sua trajetória, os preços oferecidos, o papel que exerce na sociedade e as avaliações de seus clientes e colaboradores. 

Vamos a alguns exemplos:

● A atlética precisa de verba para fazer A festa do semestre. Para isso, o ideal é buscar por empresas do mercado de bebidas e buffets ou locais que ofereçam um espaço bacana para receber a galera. Já no caso de festas menores ou churrascos, além das bebidas, a equipe pode contatar empresas do ramo de carnes. 

● Está com falta de materiais? Entre em contato com empresas voltadas ao esporte. Conhecidas por acreditarem que o esporte também ensina, estas corporações podem oferecer materiais de qualidade em troca de divulgação e mais clientes. 

Outro dado a se considerar é a localização da empresa. Quanto mais próxima da universidade e da casa da maioria da galera, melhor ainda.

Assim, ela conhece seu público potencial, entende seus desejos e os estudantes podem avaliar de perto a qualidade do serviço, o que facilita o acesso e a comunicação. 

É importante ressaltar que, após firmado o acordo com o patrocinador, será responsabilidade da atlética promover a marca. Isso pode ser feito através da inclusão do nome da empresa nos eventos, no uniforme e em todos os produtos vendidos. 

Leve sua ideia pronta

Imagine que você é dono ou representante de uma grande empresa disposta a contribuir com as atléticas, mas na hora de fechar o patrocínio, elas não possuem boas ideias ou nem sequer apresentaram uma. Pega mal para o negócio, né? 

“Vá com as ideias prontas. Não são as empresas que devem ficar pensando como a atlética pode beneficiá-los, mas sim nós que precisamos mostrar tudo o que temos a oferecer, quais são nossas ideias, como podemos aplicá-las no ramo da empresa e o que podemos alcançar juntos”, explicou Tâmisa Lanzarin (Pílula), gestora da atlética da FEA-USP de Ribeirão Preto. 

Desmistifique que atlética é só diversão, mas sim uma associação que integra pessoas e forma novos profissionais. O processo de apresentação de novas ideias deve ser levado a sério, pois envolve não só o nome da instituição patrocinadora, como também retorno financeiro e de mídia. 

Não deixe para última hora 

Como dito em outro post, é imprescindível que a atlética tenha um cronograma de atividades bem estruturado. Delegar prazos e tarefas não é um trabalho fácil, mas contribui muito para a organização da equipe, principalmente quando se trata de novos patrocínios. 

Vamos voltar ao exemplo das festas. Suponhamos que a atlética anunciou uma grande festa para o final de junho, quando as provas do semestre já estão acabando e a galera só pensa em curtir e entrar de férias. A procura por patrocínio deve começar semanas antes do evento e nunca dias antes. 

Além de aparecerem imprevistos no caminho, nem sempre as empresas estarão dispostas a ajudar tão em cima da hora. Assim como a atlética, elas também possuem seus próprios cronogramas, com seus patrocínios já programados e outras atividades.

Uma proposta de patrocínio que não dá certo é prejudicial para os dois lados. Tanto para a atlética, que perde a oportunidade de receber um grande investimento, quanto para a empresa, que perde a chance de conquistar um público cativo. 

Cada atlética tem sua história e seus objetivos. Às vezes, algumas conseguem, mas outras não – e isso é totalmente normal. O mais importante nesse processo é preservar a boa imagem da atlética e montar um time que esteja de acordo com os valores e diretrizes estabelecidos. 

Não deixe que os desafios desanimem. Incentive a prática esportiva, cuide do seu público, invista em ações sociais e na diversidade, aproveite as oportunidades que aparecerem, seja criativo e procure outros canais diretos para empreendimentos. Apesar de alguns perrengues, os melhores anos da sua vida serão nas atléticas. 

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