article inline adarticle inline ad

Bianca Papaleo, Paulo Ramal e Vinícius Tornich foram alguns dos destaques da última etapa do TUNA 2019

A quarta etapa do TUNA 2019 foi um sucesso. Se você não conferiu os resultados, confira agora. Se já está por dentro, então pode seguir lendo esse texto normalmente.

Foram diversas provas, grandes feitos e atletas mostrando potencial gigantesco no mundo do atletismo universitário.

A Revista BEAT conversou com alguns desses ‘super-atletas universitários’ para entender como foi a preparação para o TUNA, os momentos antes da prova e a análise dos mesmos sobre os próprios desempenhos. Se liga!

Entrevista com atletas destaques do TUNA 2019

A medalhista da Medicina Santa Casa: Bianca Papaleo

Bianca Papaleo, mas pode chamar de Bianca Papapódio – ela competiu em CINCO modalidades. Isso mesmo, cinco: 400m (PRATA), 100m (OURO), revezamento 4x100m (4º LUGAR), revezamento 4x400m (4º LUGAR) e salto em distância (PRATA).

Qual a sensação de ter ido tão bem num evento tão disputado?

Eu fiquei feliz de ter ido bem, mas não foi meu melhor desempenho em algumas das provas que eu faço então a sensação mesmo foi um misto de tristeza com a sensação de que tem muito pra melhorar ainda! (Exigente ela, hein?)

Como foi a sua preparação?

Eu acho que pra cada prova eu tenho uma meta! Para os 100m, eu preciso muito melhorar minha saída. Para o salto em distância, minha meta é encaixar melhor a corrida com o salto. Já nos 400m, saber dosar melhor a prova pra conseguir quebrar menos no final.

Meu objetivo mais específico é conseguir ganhar o ouro em alguma das minhas provas na InterMED, porque, apesar do meu desempenho ser bom, a carga de provas num dia só acaba ficando um pouco pesada pra mim.

Paulo Ramal: a nível de Troféu Brasil

Quem também brilhou nas pistas foi o Paulo Ramal, ou melhor, o Paulinho. Aluno da Universidade de Botucatu, ele venceu os 100m e, não só isso, ele bateu o recorde da prova – o qual já pertencia a ele.

O tempo da prova foi de 10,56 segundos. Para se ter uma noção, com esse tempo, o Paulinho poderia disputar o Troféu Brasil – que é a maior competição de atletismo do país. Deu para entender o nível do desempenho? Ele disputa no universitário com tempo de atletas de alto rendimento.

Fala aí, Paulinho! Conte um pouco sobre sua experiência com o atletismo.

Sou Paulo Ricardo Ramal, atleta da cidade de Botucatu, já participei de vários Jogos Regionais e Jogos Abertos. Atualmente sou Federado no Estado de São Paulo pela cidade de Botucatu e levo o Atletismo como minha profissão.

Esse esporte me ensinou muito, me fez enfrentar a vida de outra forma, e assim, superar qualquer dificuldade. O TUNA entrou no meu calendário como uma das principais competições do ano, me preparando para temporada por ter nível elevado de competitividade.

Mas fala aí… e esse recorde?

Ter batido o recorde foi muito importante, eu e meu treinador Marcelo Diarcadia, estamos conseguindo ver resultados nos detalhes que são trabalhados nos treinos.

Ganhamos confiança para brigar com os atletas que estão no topo do ranking nacional. Com esse marca de 10.56, faria índice para o Troféu Brasil, maior competição nacional. Isso comprova a importância do TUNA na minha carreira.

Vinícius Tornich – o fundista da FFLCH USP

O Vinícius Tornich foi o medalhista de ouro na prova dos 5000m (5km!) e contou como um pouco como foram os momentos que antecederam a prova.

O que passa pela sua cabeça antes e depois da prova?

Momentos antes da prova a gente fica no clássico conflito entre o medo do fracasso e a esperança pelo objetivo alcançado. Nesse momento, conta muito a sua capacidade mental em direcionar essa tensão para uma concentração total na prova.

Agora não há sensação melhor do que a conquista do que se busca. É um momento pleno de realização, de transcendência e de conciliação com a vida. Momento em que a gente vê o sentido de tudo aquilo que nos tomou suor e sacrifício.

Esses super atletas deram o melhor de si para conquistar as suas medalhas, e pelo que contaram, dedicação e treino é o que te leva ao sucesso. Boooora!