Oferecido por:

article inline adarticle inline ad

Por Beatriz Contelli, da Partyou

Provas, entrega de seminários, eventos extracurriculares, artigos e outros conteúdos para ler, conciliar vida pessoal e profissional… Ufa! A rotina dos universitários é tão maluca que às vezes não sobra tempo nem pra respirar.

Mas não precisa de sufoco. No post de hoje, separamos algumas opções de ferramentas e aplicativos que foram criados justamente para auxiliar na organização de tarefas.

Com um smartphone ou notebook na mão, um pouquinho de perseverança e atitude, essas dicas vão alavancar seus estudos e você vai até esquecer que um dia já precisou de ajuda para se organizar.

Ferramentas para te ajudar nos estudos!

Preparado?

1. Slack

Chat, chamada de vídeo e opções de compartilhamento? Se é tudo isso que você procura, o Slack está aqui para te ajudar!

Para usar essa plataforma é fácil: crie um time. Trabalhos de escola ou universidade geralmente são realizados em grupo e cada pessoa fica responsável por uma etapa, que pode ser dividida em mais de um time com canais do seu interesse, como criação, atendimento, desenvolvimento, etc.

Você também pode trocar mensagens privadas com apenas um membro da equipe, sem precisar recorrer a outras ferramentas. Ou, se dentro de uma conversa em grupo você quiser citar uma pessoa, basta usar @nomedapessoa.

O Slack é conhecido pela sua facilidade de comandos. Para não esquecer de entregar aquele trabalho ou estudar para aquela prova, basta digitar “/remind” + o assunto que não pode ser esquecido, que um lembrete será enviado na hora indicada por você.

O compartilhamento dos mais diversos tipos de arquivos também é permitido, é só arrastar e soltar nas suas mensagens.

2. Todoist

Pelo aplicativo ou pelo desktop, a usabilidade e praticidade do Todoist são características notadas no primeiro momento que o usamos.

Com projetos que mudam de cor, existem três modos de visualizar uma tarefa ainda incompleta, tanto pela opção “Hoje” (que mostra apenas as tarefas escolhidas para o dia), “Próximos 7 dias” (com todas as tarefas agendadas para a semana) ou “Projetos” (onde o usuário tem uma visão mais ampla das etapas que precisam ser completadas).

O Todoist apresenta algumas configurações que mesmo simples, ajudam muito na hora de colocar a mão na massa. Marque tarefas como concluídas conforme for seguindo adiante, destaque o que for importante com níveis de prioridade e o melhor, libere espaço na sua mente delegando tarefas às pessoas em seus projetos compartilhados.

3. Drive

Já imaginou ter 15GB grátis para armazenar todos os seus arquivos?

Criar pastas privadas ou compartilhadas, fazer upload de arquivos individuais ou de pastas inteiras, criar documentos, planilhas, formulários, desenhos, apresentações e muito mais sem burocracia e com apenas uma conta do Google é possível no Drive.

Quem tem medo de perder projetos ou não salvar as atualizações de um documento, pode ficar tranquilo que no Drive nada disso acontece. Enquanto você edita seu texto (planilha ou apresentação em geral) no canto superior da tela, será possível ver a mensagem de “Salvando” ou “Todas as alterações foram salvas”.

Da mesma forma, se você quiser que seu colega acompanhe as alterações realizadas por você em tempo real, basta inserir o endereço eletrônico dele no campo “Compartilhar”. Assim, fica muito mais prático para os dois discutirem novas ideias instantaneamente.

4. Evernote

Arquivos espalhados e bagunça não combinam com esse aplicativo que já é um dos preferidos quando o assunto é organização. Talvez um de seus maiores diferenciais seja que ele funciona mesmo offline e quando conectado, sincroniza suas anotações com a nuvem sem perder nenhuma delas.

via GIFER

A plataforma ainda conta com um recurso de pesquisa que acha até aqueles arquivos que você nem lembrava mais, incluindo pesquisas dentro de PDFs e reconhecimento óptico de imagens.

Uma das sugestões da própria empresa é utilizar o serviço para não só fazer anotações, mas também salvar links de páginas e artigos interessantes, gravar áudios, planejar passeios e até trabalhar melhor com seus colegas.

O aplicativo contém uma câmera inteligente que reconhece documentos e a praticidade de criar notas a partir da barra de notificações, sem precisar necessariamente abrir o app. Graças a integração com o Google Drive, os usuários podem anexar documentos e visualizar links direto do armazenamento na nuvem.

5. Trello

Conhecido por sua versatilidade em gerenciar projetos, o Trello foi pensado especificamente nas necessidades do usuário, que sozinho ou em grupo, busca organizar planos, prioridades e tarefas em um só lugar.

A ferramenta, apesar de cheia de funcionalidades, é bem simples e fácil de usar. O que mais chama atenção no layout são os “boards”, quadros com listas que podem ser criados pelos usuários, com qualquer nome e quantidade.

Uma dica para nomear os boards sem perder o foco dos seus objetivos, é dar nomes diretos e incisivos como “Tarefas”, “Em Progresso”, “Finalizado”, pois trará um controle maior tanto para você quanto para sua equipe. Além de ser permitido também fazer comentários, anexar imagens, marcar outro usuário, adicionar prazos e checklists ✔, para melhor visualizar o desenvolvimento da atividade.

O Trello pode ser acessado por qualquer navegador da web ou através da Google Play, Apple Store e até mesmo no app do Windows 8.

6. Asana

Parecido com o Trello, a Asana ajuda as equipes a organizar e gerenciar seu trabalho, mas com uma especificidade a mais: nesta plataforma, é possível emitir relatórios e ter uma visão mais geral dos dados incluídos neles.

Tudo foi pensado para se encaixar nas necessidades dos times. Quadros, listas, cronogramas e calendário, são as opções que os usuários podem escolher para visualizar o progresso da equipe e assim tornar mais fácil a tomada das próximas decisões.

A ferramenta oferece templates ideais para cada tipo de projeto, seja ele de Marketing, Engenharia, TI ou Design, com foco principalmente em demandas mais complexas, que envolvem várias pessoas da produção de um mesmo trabalho.

Mas, para quem busca ainda mais facilidade, basta sincronizar a Asana com o Trello, podendo automatizar processos, sincronizar tarefas e arquivos, entre uma plataforma e outra automaticamente.

>>Virou Diretor de Marketing da Atlética? Confira essas 6 ferramentas que você deve conhecer!