article top adPUBLICIDADE
article inline adarticle inline ad

Entenda por que a alimentação pré e pós treino é importante e veja o que comer

Por Nelson Niero Neto | Jornalismo Júnior

Você se alimenta adequadamente antes de praticar esportes? E depois, repõe as energias que o seu organismo perdeu?

Para quem busca um bom rendimento, esse é um aspecto importante com o qual se preocupar.

Até existe a consciência, até pelo senso comum, da importância de estar bem alimentado para praticar esportes.

Porque se sabe que só assim o corpo tem condições de aguentar o esforço físico que é feito.

Também se sabe que, após o treino, é essencial repor as energias que gastamos.

Porém, muitos atletas, com a correria do dia-a-dia, vão para seus treinos de jejum ou mal alimentados.

E isso é um grande problema, tanto – obviamente – para a parte física do corpo, como para a parte mental.

Então, para entender melhor o que acontece em nosso organismo quando estamos nos exercitando, a Revista BEAT conversou com as nutricionistas Fernanda Marquezini e Tainá Carvalho.

Importância da alimentação

Alimentação pré treino

Tainá é especialista em nutrição esportiva e reitera a importância da alimentação pré treino.

“Isso porque ela garante o fornecimento de energia necessária para a sessão de exercícios físicos,  o que é essencial para garantir um bom desempenho”, explica.

Além disso, a nutricionista acrescenta ainda que a energia utilizada pelo organismo durante o esforço físico é oriunda da glicose consumida antes do treino.

saude2
Fonte: Midia Sport

Alimentação pós treino

Depois dos exercícios, o cuidado com o organismo deve continuar. “Após o treino, o corpo está exausto e precisa regenerar os músculos do desgaste sofrido”, conta Fernanda.

“Por isso é tão importante a reposição de líquidos nesse momento. Isso ajuda na recuperação muscular, pois repõe os estoques de glicogênio dos músculos”.

Esse momento da recuperação muscular é muito importante para alcançar os resultados desejados pelo atleta.

Tainá explica o porquê: “nas primeiras horas após o exercício, nosso organismo procura maximizar a captação de nutrientes para os músculos. É um momento de grande absorção e armazenamento de energia”, conta ela.

Outros benefícios

Além de influir na parte física do organismo, a alimentação também determina o rendimento mental do atleta.

Sua concentração, atenção e foco no momento do exercício físico são influenciados por ela.

Riscos de não se alimentar

Fernanda orienta atletas no seu dia-a-dia e colabora com o blog Projeto Alimente. Ela alerta para os riscos de se exercitar sem uma alimentação adequada.

“Se alimentar antes dos treinos é importante para evitar picos de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), situação que pode causar tontura e até desmaios”, conta ela.

“Além disso, evita o estado de catabolismo muscular, que é a quebra de aminoácidos no músculo para usá-los como combustível, o que leva à queima de massa magra”, completa.

Sem contar que pode comprometer o rendimento mental, pois a glicose é uma espécie de “combustível” para o cérebro.

E, mais do que isso, estar em jejum pode reduzir a liberação de neurotransmissores como a adrenalina e a noradrenalina, que proporcionam uma sensação de bem estar e prazer.

O que comer antes e depois do treino?

Mas mesmo com a consciência de que é importante não praticar esportes em jejum, também é preciso saber o que comer.

Existem alguns alimentos específicos para consumo antes e depois de praticar seu esporte favorito. Você sabe quais são eles?

Alimentos pré treino

Antes do treino, procure incluir no seu cardápio alimentos ricos em carboidratos.

Como, por exemplo, arroz, cereais, pães, biscoitos e frutas. Eles são os nutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia.

Até uma hora e meia antes de se exercitar, as proteínas são bem vindas, pois elas ajudam na recuperação dos músculos. Carnes, ovos e queijos, por exemplo, são alimentos ricos nesse nutriente. Mas caso o horário do treino esteja próximo (uma hora ou menos), fique apenas com os carboidratos. As proteínas são digeridas lentamente e podem atrapalhar o rendimento do atleta.

saude
Fonte: Flickr

Alimentos pós treino

Depois de treinar, a receita segue a mesma: coma alimentos ricos em carboidratos.

Eles responsáveis pela reposição de glicogênio na musculatura, e proteínas, que vão reconstruir e reparar as microlesões musculares que ocorrem normalmente após os exercícios físicos.

Só reforçando para os que buscam aliar a prática do esporte à uma vida mais saudável, é imprescindível se preocupar com uma alimentação balanceada e nutritiva.

Porque é ela que supre as demandas do organismo durante as atividades físicas. “Um atleta bem alimentado se sente mais disposto e tem mais chances de apresentar um bom desempenho”, ressalta Fernanda.

Texto produzido por:

Logo Jota ad

Como cuidar do corpo:

Como ser universitário e ter uma alimentação saudável?
A importância de se hidratar (mesmo nas férias!)

PUBLICIDADE