Entenda como a técnica de meditação Mindfulness pode ser praticada no dia a dia, inclusive durante os treinos, veja seus benefícios e aprenda a praticar

Se você nunca ouviu falar em Mindfulness, com certeza já deve ter pelo menos ouvido falar em meditação.

A Mindfulness é uma técnica de meditação que mantém a atenção plena em alguma atividade que está sendo realizada.

Pode ser feito em qualquer lugar e com as práticas mais improváveis do dia a dia, como comer, por exemplo. (Sim, você pode meditar enquanto come, acredite).

“Até mesmo quando se pratica algum esporte é possível entrar em estado de atenção plena e praticar a mindfulness“, explica a psicoterapeuta Sonia Santos.

E o ápice é quando se alcança o estado “flow“, em que se está tão concentrado em algo, que nem se percebe o tempo passar. (Não é só a Mindfulness que leva a esse estado).

Benefícios do Mindulfness

Assim como os diversos tipos de meditação, a Mindfulness tem várias vantagens para o nosso organismo. A técnica te ajuda a se manter no momento presente. E seus benefícios vão desde emocionais, mentais a até físicas.

São eles:

  • Aumenta o rendimento;
  • Reduz lesões;
  • Melhora a concentração;
  • Aumenta habilidade;
  • Ajuda na tomada de decisão;
  • Diminui estresse e ansiedade, dentre outras coisas.

De acordo com um estudo sobre Mindfulness da Universidade de Harvard (EUA) publicado na revista científica Science, em quase 50% do tempo ninguém presta atenção no que está fazendo.

“A mente está distraída, “ruminante””, explica Sonia. Mas ao se praticar a meditação, é possível realizar alterações cerebrais, mudar isso e colher muitos benefícios.

Como praticar

Cinco minutos já são suficientes para produzir melhoras em nosso organismo. Se está sem tempo, comece fazendo enquanto come mesmo.

Preste atenção na comida, em como você colocou ela no prato, como pega os alimentos, quais escolhe para comer primeiro, preste atenção na sua mastigação, quantas vezes você mastiga? Em qual lado da boca, alterna?

Agora, se quiser ser mais ousado, já pode tentar introduzir a prática em alguns trechos do treino. Quando está correndo, por exemplo, é um bom momento para focar na respiração.

Você pode prestar atenção na forma como segura a bola, como salta, como faz a finta, como freia seu corpo, como muda de movimento.

Lembre-se: para praticar a Mindfulness, basta apenas conseguir focar a atenção em algo de forma completa, plena. E mesmo quando dispersar (se isso ocorrer), deixar o pensamento passar e voltar novamente ao foco.

Mas atenção: para funcionar, não adianta praticar um dia só, ou dia sim, dia não. É preciso manter uma frequência e criar um hábito.

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