Em ritmo de verão, férias e praia, uma coisa é certa: todo mundo já jogou (tentou) ou passou perto de alguém jogando frescobol. O esporte ocupa as areias do litoral e só precisa de raquetes de madeira, uma bola específica (de borracha) e um mínimo de duas pessoas para ser jogado.

Apesar da maioria se aventurar no frescobol apenas informalmente, como um bate bola com raquetes, você sabia que a modalidade tem regras e diferentes estilos de jogo?

O estilos de jogo do frescobol

Tem sempre aquela dupla profissional, que você mal consegue acompanhar a bolinha de tão rápido que está o jogo. Tem também aquela que claramente não sabe o que está fazedno e tem que ir buscar a bola na água toda hora. A questão é: o frescobol tem quatro estilos de jogo e, provavelmente, sua habilidade cabe em algum deles.

Veloz

Vence a equipe que fizer o maior número de batidas em um tempo de um minuto. Sabe aquela galera frita e habilidosa que você vê na praia? Pois é!

 

Radical

O objetivo maior é conseguir atacar a bola com força e precisão, para todos os participantes. Ou seja, o desafio é não deixar a bola cair!

Especialista

Funciona de um jeito bem parecido com o estilo Radical. Mas, nesse caso, um integrante deve só atacar, enquanto o outro apenas defende.

 

Livre

Esse é o que nós, menos habilidosos, jogamos…. Só tem que se virar para não deixar a bola cair. Pode parecer simples, mas já um desafio e tanto.

 

Frescobol tem regra?

Além das normas que seu amigo pode inventar para ganhar de você na praia, o frescobol tem regras oficiais, sim! Elas são definidas pela Associação Brasileira de Frescobol e podem ser acessadas aqui.

Modalidades de verão

Dicas para começar a surfar: quem procurar e o que fazer
Conheça mais sobre o slackline