article inline adarticle inline ad

No primeiro fim de semana de dezembro ocorreu algo histórico: pela primeira vez, estavam sendo disputados os jogos da modalidade “E-Sports” pelo BIFE, tradicional inter que ocorre no segundo semestre e envolve diferentes faculdades da USP.

Foram 7 sub-modalidades, disputadas ao longo de dois dias na arena da CNB, para decidir os ganhadores da modalidade como um todo. Tudo isso com a participação de dez faculdades competidoras: IME, ECA, Química, FFLCH, VET, Pedago, FAU, ICBIÓ, GEO e AAAGW (Física e IAG).

Resultados

Para fins de colocação, o desempenho geral foi avaliado pela soma de pontos em cada uma das sub-modalidades. Dessa forma, a atlética com a melhor performance geral, consagrou-se a vencedora do E-Sports do BIFE 2018.

Modalidade 1º Colocado 2º Colocado
League of Legends IME ECA
CS:GO IME ICBIÓ
FIFA QUIMICA PEDAGO
Hearthstone IME AAAGW
Clash Royale GEO ECA
Smash Bros Melee AAAGW IME
Smash Bros PM IME AAAGW

 

Com estes resultados, o IME garantiu o maior número de pontos e levou o troféu dourado pra casa, seguido pela AAAGW, na segunda colocação.

O Evento

Com um clima bem amigável, o ambiente era bem descontraído e receptivo. Algo que parecia mais com uma celebração do E-Sports, do que um clima tenso de competitividade.

As torcidas e os atletas estavam misturados, assistindo às partidas e torcendo pros seus respectivos times, sem nenhum tipo de confusão. Era comum os finalistas pedirem para tirar uma foto deles juntos, para recordar aquele momento especial.

Diversos dos jogos aconteciam ao mesmo tempo; um nos PCs, que era transmitido para o público num projetor e outros nos consoles, permitindo assim que toda a competição fosse concluída nos dois dias do fim de semana.

“Foi um grande desafio organizar uma modalidade (E-Sports) que não tínhamos nenhuma experiência prévia”, disse Luciana D’Olivo, uma das organizadoras do evento. “Mesmo assim, acho que foi um sucesso”, completa Iggor Mathews, competidor. E foi.

Apesar de alguns atrasos, a opinião geral foi de total aprovação da comissão organizadora, que fez até um evento antes, nomeado Pré-BIFE, só para entender como um evento de E-Sports funcionaria.

Agora, os atletas e público (eu incluso), empolgados com a atenção nova que a modalidade vem adquirindo, só podemos esperar por mais no ano que vem!

Surpresa inesperada

Após o término do evento, durante a semana, uma agradável surpresa para a equipe de E-Sports do IME.

A RedBull entrou em contato, dando congratulações aos ganhadores: mostrou interesse na competição e ofereceu um prêmio extra para os vencedores do BIFE 2018 – 8 ingressos para a CCXP, que aconteceu no último final de semana.

Um princípio de reconhecimento para o E-Sports que, apesar de ter um número alto de praticantes nas faculdades, ainda não está tão presente nos campeonatos tradicionais do meio universitário.

E-Sports universitário

TUES: o maior torneio universitário de E-Sports
E-minas: desafios e conquistas delas no E-Sports