article inline adarticle inline ad

Sabia que o Atletismo na USP possui um grupo de corredores fundistas? Veja o que ele é, como nasceu e como participar

Por Marcelo Nakano

O FundUSP é um grupo de fundistas (corredores de média e longa distância) da USP, que começou a se formar no início de 2017.

Alguns corredores da USP tiveram a ideia de iniciar um grupo de corredores da USP, que fosse amplo, diverso e aberto à participação de qualquer pessoa da comunidade universitária.

Mas de onde veio essa ideia? Primeiro é importante contextualizar um pouco do que é o atletismo na USP.

Atletismo na USP

Bom, o atletismo na USP existe já há décadas, e sua existência e contínuo crescimento se deveu principalmente à organização das associações atléticas das diversas faculdades.

Apesar da boa estrutura que muitas equipes conseguem proporcionar para seus atletas, o número de praticantes ainda é, de maneira geral, pequeno. Isso se considerarmos o potencial existente.

Assim, cada faculdade se estrutura de acordo com seus objetivos particulares. Principalmente visando as competições de interesse de cada faculdade.

E, como resultado disso, os fundistas de cada faculdade sempre treinaram com as suas equipes, isoladamente.

Mas o problema é que cada equipe sempre teve poucos fundistas, os quais em geral sempre realizam treinos muito parecidos. Muitas vezes em horários também muito parecidos.

Atentando para estes fatos, alguns amigos se juntaram com o intuito de reunir todos os fundistas num único grupo.

Fundistas da USP

A ideia de reunir os diversos fundistas num único grupo visava estimular a integração, convivência no espaço coletivo, trocas de experiências, melhora da condição física e do desempenho.

O grupo se iniciou com apenas quatro corredores. Ao longo do tempo, ele foi crescendo em tamanho, e a participação ativa de todos os fundistas nos mais diversos aspectos do grupo foi tornando-o uma unidade cada vez mais coesa.

Como funciona o time de Atletismo

Após cerca de um ano e meio de existência, alguns valores já ficaram bastante enraizados no grupo.

A cooperação, o trabalho coletivo, a participação ampla e a transparência são alguns dos valores cultivados no nosso dia a dia. Além disso, claro, há muita dedicação nos treinos (e também nos eventos socias!).

Também acontecem reuniões com frequência para discutir as melhorias no grupo, para pensar como podemos agregar mais pessoas ao grupo, para refletir sobre os problemas existentes e propormos soluções.

Os encontros servem ainda para promover eventos de corrida, enfim, para discutir quaisquer assuntos de interesse de algum participante.

Além do aspecto da melhoria do condicionamento, da integração e participação, a dedicação nos treinos e a consequente melhora no desempenho culminaram com um resultado extremamente expressivo para o esporte universitário da USP.

Como foi com a conquista do terceiro lugar na Maratona Pão de Açúcar de Revezamento 2018 na categoria masculina.

Para quem não sabe, esta é corrida é uma maratona (42,195km) corrida com equipes, onde cada integrante da equipe corre um trecho da prova. Na ocasião, o FundUSP participou com uma equipe masculina e uma equipe mista.

A equipe masculina composta por oito integrantes conquistou a terceira colocação, tendo competido com equipes compostas por muitos atletas profissionais. Foi um feito jamais conquistado por atletas da USP, levando o nome da universidade a um pódio inédito.

Conquistas do FundUSP

Em pouco tempo de existência, o FundUSP já atingiu muitos feitos. Hoje o grupo conta com atletas das mais diversas faculdades, realiza eventos de corrida abertos à toda comunidade USP.

Participa de provas dentro e fora da USP obtendo resultados expressivos, mantém um ambiente aberto, democrático, transparente e participativo.

Além disso, mantém um site com todas as informações e notícias do grupo assim como uma conta no Instagram.

Mas, apesar de tudo, acreditamos que ainda podemos fazer muito mais pela corrida de fundo e meio fundo na comunidade USP.

É por isso que estamos constantemente debatendo e agindo para agregar cada vez mais pessoas ao grupo e crescer cada vez mais.

Ainda almejamos uma participação expressiva de funcionários, professores e ex-alunos no grupo. Quem sabe um dia o grupo possa crescer a ponto de ir além dos muros da USP!

E Caso você tenha interesse em saber mais, acesse nosso o site do FundUSP. Não hesite em nos contatar para tirar qualquer dúvida.

Somos um grupo aberto, não importa sua condição física, se é aluno, ex-aluno, funcionário, professor, a qual faculdade pertence.

Nós treinamos na pista de atletismo do CEPEUSP de segunda à sexta, sempre às 18h. Se quiser nos conhecer, é só aparecer na pista nos horários do treino! Estão todos convidados!

Atletismo universitário

12 pensamentos de atletismo que só quem pratica vai entender
Dia do Atletismo: o que ele é capaz de ensinar