O #meumelhorecono da atleta do futsal, Joice Carmo, conta a história do primeiro título geral da FEA no Economíadas, em 2007.

Por Joice Carmo, atleta do Futsal Feminino da FEA-USP

Minha história com o Economíadas vem de longa data! Com duas graduações e um mestrado, esse será meu 10º Economíadas. Muitas poderiam ser as histórias e momentos descritos como especiais nessa trajetória.

Uma memória que pode ser descrita como #meumelhorecono é a do Economíadas 2007: ano do meu primeiro título com o futsal, ano do primeiro título geral da FEA!  Esse momento transcende a minha história ou a história do futsal feminino. É um momento de toda a FEA!

Um duplo FEA x Mackenzie

A história começa no ano anterior: em 2006, o futsal feminino perdeu para o Mackenzie no primeiro jogo. E a FEA ficou muito perto de seu primeiro título geral.

Porém, separada por 6 pontos do campeão, o Mackenzie (campeão também de todas as 15 edições anteriores). Seis pontos podem representar um ponto, uma cesta, um gol, um detalhe em qualquer jogo… E, em 2006, esses detalhes pesaram contra a FEA.

Em 2007, novamente, tivemos um FEA x Mackenzie na primeira rodada do futsal feminino. Os treinos, a união do time, o foco e vontade de ganhar pareciam estar em seu ápice! E assim deveria ser para ganhar de um forte Mackenzie, em um confronto que poderia definir o campeão do futsal feminino e ainda impactar o título geral.

Dessa vez, os detalhes pesaram a favor. O jogo terminou com vitória azul e branca, por 2×0 (um gol da Pivas – Beatriz Lino e um da Mônica), acompanhada de uma profecia de alguns torcedores FEAnos quanto ao título geral, ao ver outros resultados favoráveis em confrontos difíceis e/ou improváveis: “a FEA é campeã desse Economíadas”.

 O esperado título para o futsal e toda a FEA

Após a semifinal contra a FGV, fomos à final contra a ESPM. Mas alguns fatos e informações precederam esse jogo. Em primeiro lugar, o jogo foi marcado em um horário próximo ao CarnaFEA (quem já viu ou viveu um destes, sabe como ele altera o ânimo dos FEAnos).

Segundo, existiam burburinhos sobre a possibilidade de título geral da FEA ainda no sábado. A presidente da atlética naquele ano e pivô do nosso time, Pivas, então nos disse (verdade ou não) que uma vitória poderia dar à FEA seu primeiro título geral em um Economíadas.

E como era importante para ela poder ganhar isso de dentro da quadra! A mesma informação foi passada à torcida… e como eles torceram, gritaram e cantaram naquele dia!

A tensão pré-final, a confiança criada ao longo do campeonato, a última chance de ganhar aquela medalha para algumas meninas do time. A oportunidade de decretar a chegada do primeiro título geral para a FEA, o ginásio lotado, o bandeirão cobrindo a arquibancada, a bateria incessante, a torcida torcendo e gritando muito forte e muito alto…. não havia como ser diferente!

Um gol da presidente e pivô, Pivas (completando um bate de lateral no já famoso “gol FEAno” de segundo pau), e um da Mônica (roubando uma bola na casinha da ESPM) deram vantagem à FEA. A ESPM ainda descontou, mas nada que pudesse evitar o título do futsal feminino. Enfim, o primeiro título geral da FEA em um Economíadas!

Gol final da Mônica no jogo contra a ESPM

Com o fim do jogo, a invasão de quadra não pôde ser evitada. Pessoas de gestões anteriores e mesmo da atlética daquele ano pareciam não acreditar, não saber exatamente o que fazer e como comemorar aquele momento.

Muitas apenas choravam e se abraçavam em meio à multidão, em um momento que até hoje me faz arrepiar e que, com toda certeza, marcou o #meumelhorecono e o de diversas outras pessoas – que por muito tempo sonharam e, finalmente, puderam viver esse dia.

Economíadas 2018

FECAP no Economíadias: #meumelhorecono por Angelo Danni
FGV no Economíadas: #meumelhorecono por André Mancha