Oferecido por

Descubra os benefícios do esporte para o cérebro e como ele faz mais bem para a saúde do que você imagina

Por Clarice Pinho

É consenso entre médicos e cientistas que a prática de esportes e atividades físicas faz bem para o cérebro.

E os estudos já apontaram a possibilidade dos exercícios diminuírem o risco de demência, dificultarem a perda de memória, retardarem doenças já existentes, dentre outras. Confira a seguir como a prática esportiva pode fazer bem:

Quer mais energia para praticar esportes? Conheça a barra energética DOBRO!

Benefícios do esporte para o cérebro

Elimina impurezas

A atividade física aumenta o fluxo sanguíneo em cerca de 15%. Assim, o cérebro recebe mais oxigênio e mais energia através da glicose. Dessa forma, consegue eliminar mais rapidamente as impurezas.

Rejuvenesce o cérebro

Além disso, os exercícios estimulam a produção de substâncias antioxidantes, que retardam a degeneração das células neurais. Isso deixa o cérebro jovem por mais tempo.

Combate a doenças

A atividade física pode e deve fazer parte da rotina do paciente ao longo do tratamento. E para o ortopedista Dr. Ronaldo Lopes Cançado, “não existe nenhuma doença que, sob equilíbrio, contraindique atividade física”.

Ou seja, se a doença está sob controle depois de uma medicação adequada, então a prática de exercício já pode estar liberada.

Além disso, a recuperação de uma doença ocorre de maneira muito mais natural para as pessoas que mantém o hábito da atividade física durante a vida.

“Quanto melhor for o condicionamento físico do paciente, mais rápido ele se reabilita” afirma o médico.

Ajuda a memória

Pesquisas indicam que a prática de exercícios ajuda o cérebro a produzir novos neurônios, fato conhecido como neurogênese.

Em um estudo da Nature com camundongos correndo numa roda, por exemplo, observou-se que duplicou o número de neurônios no hipocampo, uma estrutura cerebral chave para aprendizagem e memória.

Mas esse é apenas um dos muitos estudos que sugerem que manter-se ativo e em forma no decorrer da vida diminui o risco de problemas de memória no futuro.

E a ciência parece estar cada vez mais perto da comprovação desses benefícios. Mas sem dúvida, a esperança de manter o cérebro jovem é mais um incentivo para se levar a prática esportiva como estilo de vida.

Outros benefícios do esporte

10 motivos para treinar como se não houvesse amanhã
Esporte ajuda a prevenir o câncer de mama: entenda