Professor explica formas de otimizar os treinos de musculação e conseguir alcançar os objetivos melhor e mais rápido

Você é daqueles que se esforçam para fazer um treino longo de musculação e mesmo assim não consegue obter um resultado rápido ou da forma como gostaria? Então veja algumas dicas a seguir para tentar mudar isso.

De acordo com o professor da Smart Fit, Thiago Moreira, o treino eficiente não está relacionado à duração que ele tem, mas sim à forma como ele é feito.

E ainda que pareça que não, é possível otimizar o seu treino de musculação e assim, agilizar a troca de gordura por músculo.

Aprenda a otimizar os treinos

1Mais músculos em menos tempo

“Dar preferência para exercícios que utilizam mais de um grupamento muscular é um ótimo método para diminuir o tempo do treino. Isso porque você irá trabalhar mais músculos em um único movimento”, explica o profissional de educação física.

O agachamento é um exemplo. Ele é eficiente tanto para a parte anterior das coxas quanto para os glúteos. Outro exercício com essa característica é o supino, que trabalha, além dos peitorais, os músculos dos ombros e do tríceps.

2Menor intervalo entre as séries

Outra forma de otimizar o seu treino é diminuir o tempo de intervalo entre as séries de exercícios. “Fazer pausas de 30 segundos a 1 minuto, no máximo, além de tornar o treino mais intenso, torna o tempo de sessão na musculação mais curto”, comenta Thiago.

3Séries combinadas

Existe também a estratégia de séries combinadas. Ou seja, realizar uma série de exercício para membros superiores e, sem descanso, realizar em seguida uma série de exercício para membros inferiores, por exemplo.

O importante é trabalhar com séries de exercícios que trabalhem músculos diferentes. “Esse formato vai contribuir ainda para a perda de gordura corporal, já que vai aumentar a sua frequência cardíaca, acelerando o seu metabolismo”, explica.

4Aumentar frequência

Aumentar a frequência semanal da prática da musculação é outra ótima dica. Assim você poderá dividir o treino em pequenas partes, otimizando o ganho de massa muscular.

5Manter a concentração

O foco durante todo o tempo que estiver treinando também é essencial. Por isso, “evite se distrair. Ter atenção nos movimentos que está executando vai contribuir muito para que o treino não fique tão longo e para que o exercício seja feito corretamente”, finaliza.

 

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