Descubra o que é um nutrólogo, qual a diferença entre a especialidade e o nutricionista e quem procurar para melhorar a sua alimentação

Já ouviu falar em nutrólogo? Sabe o que é? A gente te conta um pouquinho mais sobre o especialista e revela por que ele é tão importante quanto um nutricionista.

De acordo com Kheyt Fernandes, nutricionista do Instituto Lerner, a nutrologia é uma especialidade da medicina que se destina ao diagnóstico, prevenção e tratamento de carências/doenças causadas por deficiências alimentares e nutricionais.

O profissional chamado de nutrólogo é formado em medicina e possui especialização em nutrologia médica.

Diferença nutróloga x nutricionista

Já o nutricionista é o profissional que se dedica ao estudo do alimento e sua aplicabilidade no tratamento e prevenção de doenças. Além disso, auxilia na mudança de hábitos alimentares para melhora da qualidade de vida.
É graduado em nutrição e pode ter especialidades em diversas áreas. Como por exemplo, funcional, clínica, esportiva.
Enquanto o médico nutrólogo passa medicamento, o nutricionista prescreve dieta e consumo alimentar.

Nutricionista ou nutrólogo: quem procurar?

“Os trabalhos se complementam, pois o nutrólogo diagnostica o distúrbio e designa o tratamento”, explica a especialista Keyth.
Tudo é feito por meio da medicação e então o nutricionista auxilia com a escolha dos melhores alimentos para melhora do quadro. E os dois podem e devem ser procurados ao mesmo tempo.
Esse acompanhamento faz diferença para todo mundo, inclusive para jovens atletas universitários ou não.