A nutricionista Carol Ragugnetti revela se a banana pode ser utilizada com uma das alternativas para evitar cãibra; confira

Por Carol Ragugnetti

Para responder essa pergunta, primeiro é importante deixar claro o que são cãibras e suas principais causas.

As cãibras são contrações involuntárias que podem acontecer quando menos se espera, como espasmos musculares.

Em geral, ocorrem após uso exagerado da musculatura. Como em atividades esportivas ou até mesmo em um trabalho como escrever ou digitar por muito tempo.

Além disso, a desidratação e a falta de alguns minerais na dieta, como o potássio, cálcio e magnésio, podem ser os causadores de quadros de cãibras mais frequentes.

Portanto, se você sofre desse problema com muita frequência, atente-se a sua ingestão de água diária, pré, pós e durante o exercício físico.

Como evitar cãibras com a alimentação

Para fugir das cãibras é necessário adequar a alimentação e atingir as necessidades de minerais.

Por isso, invista em uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, pois são onde encontramos esses nutrientes em abundância.

Mas e a Banana? Como é um alimento rico em potássio, a banana foi muito divulgada como alimento principal para prevenir as cãibras.

Como falado anteriormente, o potássio não é o único mineral que em falta pode contribuir para o aparecimento de cãibras. Então somente incluir esse alimento pode não resolver o problema.

A banana deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e focada em prevenção de cãibras. Porém não deve ser a única estratégia a ser adotada em situação de cãibras frequentes.

Agora, você tem uma alimentação rica em frutas e vegetais e controla a hidratação, mas mesmo assim continua a sofrer com as cãibras?

Talvez seja a hora de fazer uma investigação mais profunda, pois alguns problemas de circulação e de ligamentos também podem causar esse quadro. Nessas situações, procure sempre um médico para maiores orientações.

 

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