A Copa UNISINOS 2018 recebe faculdades de diferentes estados do Brasil, Argentina, Uruguai e, pela primeira vez, da Colômbia. Confira a entrevista com a organização.
Em sua 31a edição, a Copa UNISINOS é uma das mais tradicionais competições esportivas do país. O campeonato, organizado pela Universidade do Vale dos Sinos (chamada de Unisinos), ocorre de 18 a 21 de outubro em São Leopoldo – RS.
Famosa por reunir faculdades de diferentes estados (principalmente da região Sul do país) e até mesmo de fora do Brasil (Argentina, Uruguai), a Copa apresenta um alto nível competitivo e movimenta dezenas de faculdades.
Em entrevista para a Revista BEAT, Fernando Chaves, professor na universidade sede e um dos organizadores do evento, conta um pouco como funciona a preparação da Copa, quais a novidades de 2018 e muito mais. Confira:

Saiba mais sobre a UNISINOS 2018

Revista BEAT: Como é organizada a Copa Unisinos? É um evento institucional da própria administração/reitoria da universidade ou envolve outros grupos?
Fernando Chaves: A Copa UNISINOS é organizada pela Coordenação de Eventos Esportivos do Centro de Esporte e Lazer, com vinculação direta com os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da UNISINOS. É considerado um dos grandes eventos institucionais da universidade.
Revista BEAT: Por que vocês realizam a Copa Unisinos? Vocês acreditam no esporte como ferramenta essencial da graduação?
Fernando: Realizamos a Copa UNISINOS para atingir os seguintes objetivos:
  • Promover e incentivar o esporte universitário, estimulando a organização esportiva nas Instituições de Ensino Superior;
  • Fomentar o intercâmbio e a integração entre professores, estudantes e Instituições de Ensino Superior;
  • Incentivar a formação de equipes esportivas
  • Promover o esporte na perspectiva da educação, saúde e qualidade de vida.
Revista BEAT: Como é o critério para a escolha das faculdades de fora? Vocês conseguem manter o nível esportivo do campeonato sempre?
Fernando: Os únicos critérios que existem para participar da Copa UNISINOS são o de ser uma Instituição de Ensino Superior, de possuir interesse e disponibilidade para participar. Em relação ao nível técnico das diferentes competições que ocorrem, o mesmo consegue ser mantido ao longo das edições que são realizadas.
Revista BEAT: Há alguma novidade na Copa Unisinos neste ano?
Fernando: A grande novidade da edição deste ano, é a participação pela primeira vez de um Universidade de tão longe, a Universidad Javeriana de Bogotá/Colômbia e também da universidade ISEF Nº 1- Instituto Romero Brest de Buenos Aires/Argentina, demostrando a abrangência internacional cada vez maior da Copa UNISINOS, que tradicionalmente já conta com a participação de universidades uruguaias.

Campeonatos universitários

Como foi o primeiro Pan Americano Universitário da história
Intrabixos: que campeonato é esse?