Estudo revela a importância da visão de jogo no futebol e explica qual é a melhor de ensinar as técnicas de leitura aos atletas

De acordo um um estudo da Universidade de Chichester, aprender a ler o jogo de futebol é tão importante para os atletas quanto chutar a bola.

Dessa forma, orienta que treinadores que passem mais tempo treinando os jogadores para “escanear” o campo. E assim, pensar menos habilidades com a bola.

Isso porque a melhora da visão de jogo no futebol ajuda na conscientização, na tomada de decisões com mais qualidade. Sem contar que melhora da velocidade das ações técnicas.

Além disso, os especialistas em esportes das universidades de Chichester, Portsmouth e Limerick sugerem que a leitura do jogo deveriam ser ensinada aos jogadores desde cedo.

Frank Lampard (do Derby County) e Steven Gerrard (Rangers) foram destacados como jogadores que incorporaram a técnica em seu jogo. Entretanto, não há um passo a passo de como o comportamento é ensinado.

Importância da leitura de jogo

O principal autor do estudo, Craig Pulling, da Universidade de Chichester, ressaltou que técnicos mais experientes já tendem a valorizar a leitura de jogo.

Enquanto os técnicos menos experientes tendem a acreditar que a habilidade com a bola precisa aparecer primeiro.

E segundo um dos pesquisadores, Dr. Matt Dicks, da Universidade de Portsmouth, “as qualificações de coaching mais altas e com mais experiência levam os treinadores a desenvolver uma atitude positiva em relação à importância do treino de visão de jogo”.

Eles dão mais atenção à necessidade de se olhar em volta e observar o jogo como um todo.

A pesquisa constatou que os 303 técnicos de futebol pesquisados ​​se enquadravam em três grupos.

Primeiro, aqueles que viam o escaneamento como de baixa prioridade. Depois aqueles que tinham algum interesse nele. E por fim, aqueles que o incorporavam em seu treinamento como uma questão de rotina.

Mas agora, o objetivo dos pesquisadores é descobrir sugestões para garantir a aplicação de técnicas que auxiliem a desenvolver essa capacidade.

 

Para melhorar no futsal

5 broncas que você já levou jogando futsal (e como evitá-las)
Quer evoluir no futsal e não sabe como? Veja dicas exclusivas