Novo estudo da Universidade de Sydney, jogo de videogame pode reduzir a dor lombar crônica.

De acordo com a pesquisa, a melhora pode ser em cerca de 27%, o que é comparável aos benefícios obtidos com programas supervisionados por um fisioterapeuta.

Dor na lombar

A dor lombar (lombalgia) é a condição musculoesquelética mais incapacitante e onerosa em todo o mundo.

Também chamada de lombalgia crônica, ela se torna mais grave com a idade. E pode ter um impacto significativo no funcionamento físico. Como equilíbrio, força e velocidade de caminhada.

E o estudo recente descobriu uma nova forma de tratar o problema jogando videogame.  Para isso, os estudiosos investigaram a eficácia de exercícios caseiros de videogame em pessoas com mais de 55 anos usando um Nintendo Wii-Fit-U. Os resultados foram então obtidos a partir de uma comparação.

Terapia do videogame

Primeiro “os participantes praticaram exercícios de flexibilidade, fortalecimento e aeróbico por 60 minutos, três vezes por semana em casa, sem supervisão do terapeuta”, explicou Joshua Zadro, fisioterapeuta e pesquisador da Universidade de Sydney.

Depois, foi avaliado o efeito do programa de videogame de 8 semanas e comparado aos programas de exercícios realizados sob a supervisão de um fisioterapeuta.

Enquanto os exercícios acompanhados causaram cerca de 23% de aumento na dor, o videogame ajudou em torno de 27% na sua redução.

“Os exercícios de videogame são interativos, têm instruções de áudio e vídeo. Além disso, fornecem feedback sobre a técnica de um paciente e os pontuam com base em seu desempenho”, aponta Zadro.

Por isso, esses recursos são extremamente motivadores e provavelmente explicam por que esse programa deu mais resultado.

 

Para acabar com a dor

Crioterapia: compensa mesmo fazer banheira de gelo?
Já ouviu falar em tratamento alternativo para lesões esportivas?