Oferecido por

Tá cansado? A titia BEAT e a endocrinologista Rosália Padovani te dão algumas ideias de como driblar o cansaço

Sabemos que a vida dos universitários não é fácil. Com o fim do ano chegando, faça sol ou faça chuva, cada dia que passa a disposição vai ficando menor.

Assim, fica mais difícil levantar da cama, ir para faculdade, estudar para as provas, trabalhar, treinar, jogar. E então 24 horas se tornam muito pouco para tudo.

Por isso, a Revista BEAT conversou com a endocrinologista Dra. Rosália Padovani, e construiu essa lista com 10 dicas para você driblar o cansaço:

Como acabar com o cansaço

1Durma melhor

Good Night Yes GIF by Interstellardesignz - Find & Share on GIPHY

Mesmo que todo mundo saiba da necessidade de, no mínimo, 7 horas de sono por noite, poucos são os que conseguem. Ou até mesmo podem se dar ao “luxo” de dormir “tantas horas”.

Mas vale o esforço para tentar descansar um pouquinho mais, pelo menos em alguns dias da semana.

2Evite beber à noite

I Don'T Think So No GIF by VH1 - Find & Share on GIPHY

Cervejinha no pós-treino? Se você está buscando mais disposição na sua semana, é melhor evitar!

Isso porque o álcool interfere diretamente nos ciclos do nosso sono, colaborando para aquela sensação de “dormi mas não descansei”. Conhecem?

3Hidrate-se

Water Smile GIF - Find & Share on GIPHY

Mesmo após uma boa noite de sono, o cansaço diurno e a fadiga excessiva às vezes batem à porta. E essa sonolência pode ser sinal de uma leve “desidratação”.

Principalmente se você ingeriu bebida alcoólica na noite anterior. Então, para evitar isso, beba água! 2 a 3 litros de água por dia só irão te fazer bem!

4Não se estresse

Veronica Mars Middle Finger GIF - Find & Share on GIPHY

É simples: o estresse consome muita energia. Por isso, evite se aborrecer com pequenas coisa e restrinja sua preocupação ao que realmente tem importância na sua vida.

5Cuidado com as bebidas energéticas

Music Video Magazine GIF by Topshelf Records - Find & Share on GIPHY

Litros de café ou kilos de açúcar estão longe de ser saudáveis. No entanto, saber quando tomar um cafézinho ou consumir um tablete de chocolate amargo, principalmente naqueles dias exaustivos, são armas poderosas para ganhar uma “força” extra!

Além disso, bebidas geladas também ajudam a despertar da preguiça. Mas opte pela água, nada de cerveja (muito menos a noite!).

Está com sono e quer inovar? Que tal experimentar uma Dobro?

6Coma bem

Deer Eat GIF - Find & Share on GIPHY

Café da manhã saudável, refeições equilibradas a cada 3 horas e uma dieta balanceada. Porque a alimentação é o grande combustível do seu corpo. E comer direito é recarregar as energias! 

7Não caia na rotina

Cat Lol GIF by America's Funniest Home Videos - Find & Share on GIPHY

Mude de caminho para ir ao estágio, faça um programa diferente naquela hora vaga, vá de bike para facul.

Assim, mudando de rotina você obriga seu cérebro a pensar em novidades e exercer atividades inusitadas, incomuns. Mesmo que não pareça, esses estímulos te oferecem energia extra naquele dia!

8Reduza o uso de celulares/tablets/computadores

Millie Bobby Brown Hello GIF by Converse - Find & Share on GIPHY

“Estava cansado, deitei na cama, peguei o celular e não me veio o sono…”. Se identificou? Mesmo parecendo uma atividade relaxante, aparelhos eletrônicos demandam muita concentração e esforço cerebral de seus usuários.

Por isso, reduzir o tempo a frente de computadores e celular é sinônimo de poupar energia. Fique atento.

9Ouça música

When The Beat Drops Dancing GIF - Find & Share on GIPHY

Tenha sempre uma boa playlist em mãos. Pois a música perpassa os limites do hobbie, ativando diversas conexões e áreas cerebrais responsáveis pela concentração e alívio de stress (lembra do 4º item dessa lista?).

10Faça atividade física

Dog GIF - Find & Share on GIPHY

A conta parece não bater. Como o exercício físico — poço de desgaste e cansaço — vai me ajudar a ter mais energia no dia a dia?

Mas pode confiar, é uma investimento a longo prazo. A prática esportiva ajuda na disposição diária de todo indivíduo. Isso desde a liberação de hormônios ligados ao prazer até a construção de um melhor condicionamento físico.

Para melhorar o desempenho

5 benefícios do café para atletas e como consumir certo
Dormir mal prejudica treino: veja influência do sono no esporte