Se por um lado existem milhares de erros perigosos para a saúde, o que não falta são mitos rondando os temas relacionados aos exercícios físicos.

Michel Gaido Garcia, profissional de Educação Física da rede de academias Just Fit, explica, desvenda os mitos e confirma as verdades. Confira:

Curiosidades sobre as atividades físicas

Treinar dá mais fome

Verdade! Isso acontece porque o gasto de energia proporcionado pelo esforço físico dá sensação de que devemos repor o que foi utilizado. Por isso é importante a alimentação equilibrada aliada aos exercícios.

Queima de calorias

Alguns dizem que as calorias só começam a ser queimadas depois de 30 minutos de exercício. Entretanto, isso é só parcialmente verdade.

Toda atividade física utiliza como combustível algum consumo energético. Nos exercícios aeróbios moderados, podemos entender que as gordurinhas indesejadas serão combustível a partir dos 30 minutos de exercício contínuo.

Mas, a ciência já nos mostra que exercícios intervalados de alta intensidade e curta duração conseguem queimar calorias da mesma forma ou melhor que acima dos 30 minutos contínuos.

Horário do treino interfere

Mito. Mas, o relógio biológico de cada um pode interferir nos resultados sim. Dessa forma, é preciso entender o seu próprio organismo.

Pouca carga e muita repetição

Alguns dizem que pouco peso e muito repetição ajuda a emagrecer. E muito peso com pouca repetição faz ganhar peso. Mas isso é mito. A musculação auxilia na aceleração do metabolismo de uma forma geral.

E, quando aliada aos treinamentos aeróbios, como a corrida por exemplo, convergem para um gasto energético que propicia o emagrecimento. Já a carga, é uma variável de intensidade que pode ajudar no ganho de massa muscular.

Carboidrato antes e proteína depois

Essa não é uma regra. Mas, de modo geral, na musculação o organismo precisa de energia. Nestes casos, é importante a ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico antes de ir para academia.

E vale sempre lembrar que uma nutricionista é a melhor profissional para qualificar a ingestão.

Muita carga causa lesão

Verdade. O aumento da quantidade de pesos na musculação, sem o acompanhamento de profissional, pode levar à execução incorreta e possível lesão.

Então, as evoluções da carga devem ser gradativas e combinar com o volume de exercícios. Todo treino precisa ser bem orientado.

 

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