article inline adarticle inline ad

A nutricionista Orion Araújo explica como funciona a dieta restritiva e o que ela faz de bom e de ruim com o nosso organismo

Dieta restritiva é aquelas que incentiva a deixar de consumir algum macronutriente do plano alimentar. Como por exemplo, carboidratos, proteínas, gorduras.

Então, a dieta lowcarb é um tipo de dieta restritiva. Isso porquem dependendo do protocolo que a pessoa seguir, o consumo de carboidrato é quase zerado.

Consequências da Dieta Restrititiva

As dietas restritivas podem ajudar a emagrecer no começo, porque o corpo não está recebendo o suficiente para funcionar.

Mas isso não é saudável e bagunça o metabolismo. Seu corpo vai entender essa falta de alimentos como uma ameaça. “Então, ele vai acionar o modo de economizar e seu metabolismo vai começar a diminuir”.

Por isso, restringir macronutrientes não reeduca e não dá saúde a ninguém. Isso pode, inclusive, a:

  • compulsão alimentar;
  • aumento na vontade por doces;
  • ansiedade;
  • ganho de peso.

Tudo porque o organismo não receberá quantidades necessárias de nutrientes para manter seu funcionamento. Assim, ele desacelera o metabolismo e favorece ao acumulo de gordura no corpo.

Como emagrecer então?

A fórmula do sucesso no emagrecimento é a pessoa aprender a comer de acordo com o seu gasto energético.

Ou seja, de acordo com as horas de sono, horas de trabalho, horas de treino, tipo de treino, % de gordura, idade, sexo, etc.

Só dessa forma que o profissional de nutrição irá ajustar as porções adequadas de cada grupo alimentar.

Mas lembre-se: a alimentacao saudável só funciona 100% se junto a pessoa praticar alguma atividade física. Pois o segredo do sucesso é o exercício físico regular e alimentação saudável.

 

Créditos: Arquivo Pessoal

Orion Araújo

Nutricionista Clínica, Funcional e Esportiva

Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, é especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e nutricionista do Centro de Educação em Diabetes e Obesidade – Diabest.

Reeducação alimentar

Qual é o seu tipo de metabolismo? Veja dicas para acelerá-lo
Low Carb para atleta: pode ou não?