Veja como é realizado o planejamento dos treinos esportivos, que norteiam cada equipe

Você já parou para pensar em como sua comissão técnica pensa em cada treino para que não seja só aquela pelada ou aquele treino de 3×15 sempre?

Conseguimos te dar a resposta em quatro palavras: planejamento do treinamento esportivo.

Mas o que é o planejamento? Ele é a base de qualquer treinamento. Pois é ele que vai guiar a evolução dos treinos ao longo de todo o semestre.

Tanto para o treinamento tático como físico. E dessa forma, cada um deles é feito dentro da especificidade da modalidade que se está treinando. Veja a seguir o passo a passo:

Preparação física

O processo de planejamento de treinos se baseia em dois elementos principais:

  • os objetivos do atleta/equipe em relação às competições do semestre
  • os testes de avaliação das capacidades físicas.

Primeiramente, é definido qual será a competição mais importante para então organizar os conteúdos de acordo com o tempo disponível.

Em seguida, verifica-se com os treinadores quais conteúdos ele vai trabalhar com seus times.

E também como eles irão jogar. Por exemplo, o tipo de marcação, se é pressão o jogo todo, ou o uso específico de contra- ataque, etc.

Assim, por meio dessas informações, é possível caracterizar melhor cada a equipe e verificar se o nosso planejamento está de acordo com o que o técnico está buscando desenvolver.

Avaliações Físicas

São realizados testes que buscam identificar lesões, assimetrias de mobilidade, nível de força, estabilidade e força funcional.

Para os treinos com as equipes, é feita uma bateria de testes para avaliar as diferentes capacidades físicas (potência, agilidade, velocidade, resistência aeróbia).

Todos apresentam embasamento científico e representam os melhores testes para essas avaliações dentro da literatura.

A partir de tudo isso, caracteriza-se cada equipe e seus atletas e planejar o processo de treinamento buscando atingir os seus objetivos no semestre.

Fases do treinamento

Assim, com todas as avaliações e objetivos traçados, determinam-se as fases do treinamento de cada uma das capacidades físicas que devem ser desenvolvidas.

Porém, como todo planejamento, ele pode sofrer alterações ao longo do semestre, para que o treino sempre esteja adequado às necessidades dos atletas naquele momento.

Por isso, se o seu treino for sempre 3×15 repetições, desconfie que algo está errado no seu planejamento.

Isso porque cada capacidade necessita de estímulos específicos para ser desenvolvida de acordo com o período do planejamento.

Treinamento esportivo

Qual método de treinamento se aplica a sua equipe?
Preparação física e os benefícios para o atleta universitário