article top adPUBLICIDADE
article inline adarticle inline ad

Leia mais sobre as versões, as características e como funciona o jogo de futebol fifa, um dos mais conhecidos no mundo e-sports

Os E-Sports são geralmente vistos com uma certa distância dos esportes tradicionais. Mas, independente de qualquer preconceito, há também diversas diferenças entre as modalidades.

Porém, é natural que ambas as partes concordem quais modalidades estão no meio do caminho. São os jogos de esportes.

Talvez por viés e cultura brasileira, dentre todos os jogos de esportes adaptados do mundo real para o virtual, os mais populares são definitivamente os de futebol. E, mais especificamente, o Fifa.

Também por isso ele é hoje uma das principais modalidades universitárias. Está presente tanto em torneios mais abrangentes (como no TUES quanto no LUE) quanto em seus próprios torneios internos nas faculdades/universidades.

Versões do Fifa

Existem diversas versões do Fifa. A versão atual é o Fifa 2018. Mas em setembro já sai o Fifa 2019.

Essas versões geralmente implicam em algumas mudanças de jogabilidade e balanceamento.

Assim como atualização das ligas, jogadores em cada time e performance de cada jogador. Porém, numa visão macro, o jogo é o mesmo, assim como o futebol.

Como é o jogo

É interessante frisar que o jogo presta uma atenção minuciosa aos detalhes e atmosfera. São uniformes com patrocinadores corretos, estádios de cada time com características próprias, engajamento da torcida, condições climáticas, narração e até trejeitos de jogadores.

Dessa forma, tudo é reproduzido (ou pelo menos tenta ser) para criar o máximo de imersão ao jogador.

E há diversos modos de jogo. Desde partidas entre dois times a escolha até um modo de campanha, onde assume-se a posição de apenas um jogador.

Podendo controlá-lo individualmente, tanto em campo, quanto fora, e gerenciando sua carreira e decisões contratuais.

Apesar disso, do ponto de vista de E-Sports, o modo usado é sempre uma partida amistosa entre dois clubes a escolha dos jogadores.

Vale lembrar que o jogo costuma ser geralmente disputado no Playstation 4 em competições oficiais.

Porém está disponível em diversas plataformas. Dentre ela, o próprio PC, Xbox 360, Xbox One, Playstation 3, Playstation 4 e até para o Nintendo Switch.

Mundo dos games

E-minas: desafios e conquistas delas nos jogos eletrônicos
O que é o League of Legends (LOL): guia sobre o jogo

PUBLICIDADE