Mesmo com greve, Integramix acontece em São Paulo e coroa Medicina ABC

O Integramix aconteceu, neste ano, do dia 31 de maio a 3 de junho. O plano inicial era que os jogos acontecessem em São Carlos. No entanto, por causa da greve dos caminhoneiros e da falta de gasolina, as faculdades se reuniram e acharam melhor fazer o inter em São Paulo.

Em 2018, participaram dos jogos a Faculdade de Medicina do ABC, da Unifesp e da Santa Casa, o Direito da PUC, a FGV, a ESPM, a FEA PUC e a Economia do Mackenzie. A organização do evento foi encabeçada pela ABC.
Os participantes do Integra mudam a cada ano. Em edições passadas, faculdades como a EACH e o IME já disputaram os jogos.

História do Integramix

Em 2010, foi criado o Integramix. Esses jogos reúnem milhares de estudantes de várias faculdades ano após ano. O “Integra” é uma reedição dos Jogos Mix, que foram disputados pela última vez em 2007. Apesar de ter começado em 2010, o Integramix não ocorreu em todos os anos desde então.

Em 2017, por exemplo, os jogos foram cancelados. Isabella Scaff, ex-presidente da atlética do Direito-PUC explica: “O Integra costuma dar prejuízo para as atléticas. O inter não se paga, porque só atletas costumam ir. Como nós estávamos mal de grana, acabamos pulando fora, porque não podíamos arriscar um prejuízo.” Segundo ela, as outras faculdades, com exceção da ABC, também recuaram diante do perigo de voltar para casa com despesas excessivas.

De acordo com ela, o público da PUC costuma ser de mais ou menos 250 pessoas para o Integramix. Uma boa comparação é o público dos Jogos Jurídicos, maior competição do curso de Direito: mais de 1700 alunos são levados pela Pontifícia.

Integramix 2018: edição ocorre mesmo com a greve

A Medicina ABC e a Medicina Unifesp foram as duas sedes para os jogos na cidade neste ano. Já que ambas possuem grandes complexos esportivos, as partidas foram rearranjadas entre elas. Para algumas modalidades, foram encontrados locais alternativos disponíveis para uso mais em cima da hora, conforme o cronograma apertado permitiu. Ficou também no campus da ABC a tenda do Integramix.

“Foi muito frustrante, mas foi também um alívio. Estávamos planejando tudo há meses, e a ideia desmoronou dois dias antes. Mas ir sem saber o que ia acontecer se faltasse gasolina seria bem ruim. No final, deu tudo certo, todos acharam bem legal”, comenta Georgia Feola, vice-presidente esportiva da atlética da FGV e atleta de futsal.

Na colocação geral, a Medicina ABC ficou em primeiro lugar e a Economia do Mackenzie levou a prata. A FGV disputou o pódio com a Santa Casa. “Nós precisávamos ganhar duas das três finais em que estávamos para ficar em 3º. Ganhamos uma e perdemos outra, sobrando só o futsal feminino. Era o último jogo de todo o Integramix. Foi muita tensão, mas a GV acabou ganhando nos pênaltis, e ficamos em terceiro lugar”, lembra Georgia.

Apesar de ter sido remodelado após a mudança de planos, o Integramix 2018 foi um sucesso, e contou com várias partidas e duas festas. “Com os recursos que a gente tinha, fizemos o melhor que deu”, diz a atleta.
Tentamos falar com a atlética campeã, mas não conseguimos contato.

Jogos Universitários

InterUSP 2018 cancelada: greve impede jogos
Jogos Jurídicos – RJ: PUC-Rio é punida após casos de racismo