Está no sofá, curtindo o inverno e com preguiça de fazer qualquer atividade física? Separamos quatro filmes sobre corrida para te inspirar.

Frio, Netflix, preguicinha de fazer qualquer atividade física? Nós te entendemos. Porém, nosso corpo e nossa mente não podem ficar parados, nem mesmo neste inverno e fim de semestre. Seja entre os jogos da Copa, seja antes de uma prova para dar aquela respirada: bora correr?

Enquanto você curte a preguiça, nós separamos quatro filmes que podem te inspirar a sair do sofá. Muito da produção audiovisual segue a temática da corrida e, além de uma boa história para contar, esses filmes podem te dar um empurrãozinho para correr. Aproveite as férias e o friozinho, assista aos filmes e se inspira aí!

Do sofá para a rua: filmes sobre corrida

“The Barkley Marathons: The Race That Eats Its Young’’

Esse documentário retrata uma das provas de montanha mais difíceis e malucas do mundo, a “The Barkley Marathons”. A ultramaratona de montanha acontece em Wartburg, no Tennessee – USA, e recebe atletas de todo o mundo.

A prova é limita a apenas a 40 corredores que terão que ser aprovados pelo organizador e idealizador da prova, o Gary “Lazarus Lake”.

Para se inscrever na prova, o participante precisa escrever uma carta defendendo sua participação e pagar uma taxa de 1,60 dólares (é isso mesmo, não escrevi errado, menos de 2 dólares).  Caso seja aceito, o corredor que estiver participando pela primeira vez precisa levar uma placa de carro do seu estado/país.

Para os corredores que já participaram da prova, é preciso levar algum objeto que o Gary irá escolher aleatoriamente. Ele já pediu, por exemplo, em anos anteriores: camisas brancas, meias, camisa de flanela…

Para os participantes que correram e conseguiram finalizar, devem levar um pacote de cigarro. Bom já dá para perceber o tão maluca que é essa prova só pela inscrição, né?!

O percurso da prova consta com 5 voltas. Cada volta tem 32 km, portanto no total são 160 km que precisam ser completados em 60 horas.

O filme está disponível no Netflix. Trailer do filme aqui.

Where dreams go to die

Par quem gostou de assistir a “The Barkley Marathons”, vale a pena assistir também esse outro documentário, sobre a mesma prova. Ele foi lançado em março de 2018 e conta a história do ultramaratonista canadense, Gary Robbins, durante suas duas tentativas de completar a Barkley Marathons.

O filme não está disponível no Netflix, mas é possível assistir no site oficial.

 

1OO METROS

Se você é manteiga derretida, então prepare o lencinho. Esse é um filme muito emocionante.

100 Metros é um filme luso-espanhol, do gênero comédia dramática. Baseado na história real de Ramón Arroyo, o filme conta a história de superação de um publicitário sedentário de 35 anos. Ele é diagnosticado com esclerose múltipla (uma doença neurológica, crônica e autoimune).

Logo no início do tratamento, escuta de outro paciente que em pouco tempo não será capaz de andar nem 100 metros. Porém, Ramón não aceita essa ideia e se prepara para uma das provas mais desafiadoras de triathlon, o Ironman (3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida).

Assista aqui!

RAÇA

Filme baseado na incrível história do Jesse Owens, atleta negro americano, que participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim, durante o regime nazista.  Por meio do atletismo, Jesse Owens conseguiu mostrar ao mundo que a ideia do Hitler sobre a supremacia ariana era apenas uma ideia racista.

Se seu professor de história não te contou sobre esse acontecimento, aproveite o filme para conhecer. Assista aqui!

Para começar a correr

Tênis de corrida não precisa ser caro
A corrida pode ajudar no seu desempenho acadêmico