Como preparação para o #InterBauru, no final de agosto, quatro atléticas se reuniram para o “ Desafio de Gigantes ”,  fim de semana de jogos e interação entre os campi unespianos.

Por Matheus Souza | Atlética UNESP Bauru

No último final de semana, 26 e 27 de agosto, aconteceu o Desafio de Gigantes na cidade de Rio Claro. O desafio consistia no confronto de quatro campus que estão entre os mais fortes da Unesp: Bauru, Rio Claro, Rio Preto e Araraquara. Segundo Pedro Mendonça, Diretor de Externos da Atlética Unesp Bauru, “O objetivo era o de simular um Inter no nível esportivo, promover a integração, treinamento para cada equipe e despertar o sentimento de jogos nos atletas”.

As salas da Unesp Rio Claro serviram de alojamento para as cidades visitantes, segundo Caique Stein Laguna, presidente da Atlética de Rio Claro, estima-se que 300 pessoas, entre atletas, torcedores e atleticanos passaram pela cidade, trazendo as cores dos seus campus e gritos para Rio Claro.  

desafio de gigantes
Time de Basquete Feminino da Unesp Araraquara. Crédito: Acervo Pessoal

Ao todo participaram do desafio 12 modalidades: basquete masculino e feminino, Futebol de campo, futsal masculino e feminino, handebol masculino e feminino, vôlei masculino e feminino, tênis de mesa masculino e feminino e xadrez. Essas modalidades são as mesmas que serão disputadas no Inter, entre os dias 2 e 5 de novembro, o que aumentou a disputa no desafio e fez com que os atletas dessem o seu melhor para mostrar que tem grandes chances nas competições do fim do ano.

As partidas foram divididas em dois dias. No primeiro dia de jogos, as partidas foram organizadas por sorteio, onde apenas os vencedores das partidas iriam para o segundo dia do desafio. No segundo dia aconteceram as finais do desafio e os confrontos de tênis mesa masculino e feminino e xadrez.  

Rio Claro acabou como grande campeão do Desafio de Gigantes por conquistar cinco vitórias no segundo dia, sendo seguido por Bauru e Rio Preto, com três vitórias cada e Araraquara com uma única vitória. Bauru conseguiu a segunda posição nos jogos pelo critério de desempate – número de finais. “Como atlética, não teríamos como não estar felizes! Todas as nossas modalidades conseguiram uma boa vitória no primeiro dia de jogos e no segundo dia, quase metade delas foram campeãs” afirma Caique. 

Leia também:
Unesp Itapeva: O esporte além do jogo
União, a fórmula de sucesso da Unesp Araçatuba
Preparação do InterBauru 2017

No entanto, acima do número de vitórias de cada delegação no desafio, os quatro campus encaram o desafio como um momento de preparação para um desafio maior: o InterBauru 2017.  Levi Tessari Afonso ressalta a importância do desafio para a sua delegação, mesmo ficando na terceira posição: “Estamos felizes sim, valeu muito a pena! Foi um incentivo tanto para os novos, quanto para os mais antigos e para a atlética. Precisamos estar unidos e centrados e isso [o desafio] realmente ajudou muito”.

desafio de gigantes
Futsal masculino Bauru x Araraquara. Crédito: Por Ariele Lobo

Leonardo Cardoso Campazi, vice-presidente da Atlética de Araraquara também acredita que eles tenham alcançado seus objetivos mesmo ficando com a quarta posição dentro dos jogos. “O nosso objetivo maior era pegar um ritmo pros jogos, dar uma acordada na galera, então a gente conseguiu cumprir nossos objetivos sim. A gente fica feliz de ter levado o futsal, mas também fica feliz com todas as outras ótimas partidas, nosso tênis de mesa feminino conseguiu passar pra final, nossas meninas do basquete feminino, que com certeza é a nossa modalidade que mais cresceu nos últimos dois anos, também conseguiram fazer uma ótima partida e ganhar um jogo. Então tá bom sim, conseguimos cumprir nossos objetivos”, afirma Leonardo.