article inline adarticle inline ad

Atlética Unesp Bauru firma participação pela primeira vez nos Jogos Universitários do Estado de São Paulo (JUESP)

Por Danilo Lysei

 

[dropcap]A[/dropcap]paixonada por uma disputa, Bauru não poderia deixar de participar de mais uma competição. Com foco em aperfeiçoar o nível de seus esportistas e vencer O Inter(maior torneio de modalidades disputado pelos campi da Unesp), a Atlética Unesp Bauru tem buscado cada vez mais novos jogos, amistosos e partidas que desafiem seus atletas. E, nesse ano, os jogos da JUESP vieram para somar à esse repertório.

A competição paulista, que é dividida em etapas regionais, estaduais, federais e sul-americanas, acontecerá no decorrer de todo o ano – aos fins de semana – e em diversas cidades do estado. Organizado pela Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), o campeonato tem como objetivo universalizar a prática esportiva, disseminar os valores do esporte e promover uma integração entre a comunidade universitária de diversas faculdades do estado e da Federação.

Jogando na região da Grande Campinas, Bauru entra na competição com as modalidades de futsal masculino e feminino, handebol masculino e feminino, vôlei feminino e basquete masculino e feminino. Outras modalidades como futebol de campo, judô e atletismo, por exemplo, acontecerão em momentos mais específicos e pontuais ainda a serem decididos.

Em quadra

No mês de maio, os times de Handebol da Unesp Bauru deram início a série de partidas que a Universidade irá disputar. Os times enfrentaram a Liga das Atléticas da PUCCAMP (LAP), ganhando de 29 X 19 no masculino e empatando em 23 X 23 no feminino. As partidas aconteceram em Valinhos e mostraram o preparo físico das equipes unespianas para a competição. Alguns erros técnicos, tanto dos atletas, quanto da arbitragem foram o ponto baixo das disputas.

As equipes de Basquete masculino e feminino enfrentaram as equipes da Liga das Atlética da UNICAMP (LAU) na região de São Carlos, em duas grandes partidas de emocionar o torcedor. Com o placar de 96 x 45 no masculino e 63 X 59 no feminino, os times de Bauru abriram várias cestas, com passes rápidos e certeiros, mesmo diante de contra ataques muito eficientes  dos times adversários.

Ainda no mês de maio, o Vôlei feminino teve uma partida não muito animadora  contra a equipe da Universidade de São Carlos (UFSCAR). Perdeu de 3 sets a 0. Mas a equipe aproveitou a oportunidade para observar pontos falhos a serem melhorados.

Revista Beat
Foto por Pepper Branding

Para Ana Bárbara, atleta do time feminino de handebol da Unesp Bauru desde 2012, jogos como os da JUESP servem para impulsionar a prática de esportes dentro do âmbito universitário. “Além de promover a integração entre as universidades, mostram o esporte como uma competição saudável sem aquele estereótipo de que não se leva a sério”, afirma.

A FUPE

Além de se consolidar como uma entidade que promove valores e atitudes, como foco, disciplina, resistência, ética e companheirismo, inerentes à prática esportiva, a FUPE permite a ascensão gradativa dos jovens universitários no meio esportivo regional.

Por oferecer modalidades de quadra e individuais, o campeonato é classificado em duas séries (Série Ouro e Série Diamante) visando adequar atletas moderados e federados em suas especificidades. Essa classificação permite que jogadores dos mais variados níveis entrem em contato e compartilhem experiências esportivas entre si, com o propósito de aprimorar especificações de sua modalidade.

Junho e os próximos jogos

Como é de se esperar, os jogos não podem parar. Nos primeiros finais de semana de junho, a equipe de Futsal masculino unespiana, empolgada com a vitória de 9 X 6 contra o time da Universidade Presbiteriana Mackenzie – Oscar Shmidit, de Campinas, empatou com a equipe da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS) em 2 a 2. O time de Bauru ainda segue na competição pelas etapas regionais.

Também contra a FACENS, o Handebol masculino teve uma partida acirrada contra a equipe finalista da região em 2015. Encerrando em 24 a 24, o jogo exigiu muita velocidade e técnica de ambos os times.

Ainda em junho, a equipe de Futsal feminino iniciou sua participação na competição, enfrentando a Liga das Engenharia da Unicamp (LEU), em Campinas. A partida terminou em 4 X 0 para Bauru. O campeonato retorna em agosto com a partida entre Unesp Bauru x Liga das Atléticas da PUCCAMP (LAP) de Handebol Feminino, após o mês de recesso, em julho.

 

Acompanhe os horários, locais, disputas e resultados das etapas da Unesp de Bauru no site: http://www.juesp.com.br/tabela.php

 

 

 

.