Por Carina Brito | Jornalismo Júnior

 

[dropcap]C[/dropcap]om a chegada do inverno, muitos esportistas abrem mão de praticar exercícios e as quadras ficam esvaziadas. Para grande parte dos atletas, é difícil driblar a dificuldade de se exercitar em áreas externas no frio e, consequentemente, muitos tendem a abandonar os treinos durante esse período. Os atletas que não querem diminuir o rendimento esportivo e que buscam melhorar o desempenho precisam continuar praticando exercícios mesmo no inverno.

Para quem consegue superar as adversidades e praticar exercícios no inverno, é preciso que tomem certos cuidados, principalmente quando se trata da vestimenta. Como dica geral, é importante que o atleta opte por peças mais justas e coladas à pele, que protegem melhor o corpo do frio e deixam menos espaço para a passagem de ar.

Confira as peças indicadas para quem decide praticar exercícios físicos no inverno:

Segunda Pele

Como o nome diz, funciona como uma segunda camada do corpo e é utilizada por baixo de outras peças de roupas. Ela é responsável por isolar o calor no corpo e mantê-lo aquecido em baixas temperaturas.  É fundamental que o tecido seja transpirável para tirar o suor da pele e lançar para a superfície externa, onde a umidade pode evaporar rapidamente. Esse é um item que está presente no guarda-roupa da maioria dos atletas profissionais e já é utilizado normalmente por pessoas que querem se proteger durante um inverno rigoroso.

segundapele

Neoprene

A peça já é conhecida por quem gosta de aproveitar as férias para surfar e curtir a praia. É um tecido emborrachado e flexível que serve como material impermeabilizante, usado em roupas de mergulho e como isolante térmico e que garante mobilidade e proteção. Esse item é recomendado para praticantes de esportes aquáticos em águas com temperaturas entre 15°C e 19°C.

neopreme

Tecido Tecnológico

Segundo Marlon Junior, designer de loja de vestuário esportivo, tecidos exclusivos para o frio são muito utilizados: “Um exemplo é o felpado interno, responsável por aquecer o atleta. O tecido é uma combinação de poliamida e elastano, que lhe confere leveza, toque macio e excelente regulação térmica.” O tecido também protege a pele dos danos causados pelos raios UVA e UVB e, ainda, possui tratamento bacteriostático, que não permite que bactérias causadoras do mau cheiro proliferem.

roupaciclismo

Calça

Legging ou moletom, elas são mais indicadas do que os shorts porque ajudam a proteger as pernas do contato direto com o frio. No mercado, já estão disponíveis calças térmicas que são utilizadas justas ao corpo para manter a temperatura. Essas calças possuem um isolamento térmico adaptado à temperatura do ambiente e eliminam a umidade do corpo para o exterior, facilitando a transpiração.

calca

Luvas e Gorros

Apesar de serem esquecidas pela maioria dos atletas, elas são fundamentais para quem deseja praticar exercícios no inverno. As extremidades do corpo também sofrem com o frio e precisam de proteção. Esses acessórios podem ser retirados à medida que o corpo se aquece durante o exercício.

luva

Mesmo no inverno, é preciso que haja moderação na quantidade de roupas usadas. Utilizar muita vestimenta para abafar o corpo pode causar eliminação de sais em excesso, o que pode ser prejudicial à saúde. É preciso que o atleta utilize roupas leves, mas que também o aqueçam durante o treinamento e permitam que a transpiração ocorra normalmente.

Independentemente do clima, exercícios físicos são extremamente importantes. Manter-se ativo no período de férias  garante o bom condicionamento para os que buscam um início de semestre no alto nível competitivo. Para os que buscam uma melhor qualidade de vida, a atividade física é fundamental para evitar doenças ligadas ao sedentarismo, como, por exemplo, doenças cardíacas, diabetes e obesidade. A prática regular de exercícios no inverno previne dores articulares e musculares, as quais, muitas vezes, se intensificam com a queda da temperatura. Ao final do treino, vencida a barreira do frio, o corpo estará inundado de substâncias como serotonina e endorfina, causando a sensação de bem estar e dever cumprido com a saúde.

 

 

Texto produzido por:

Logo Jota ad