article inline adarticle inline ad

Saiba mais sobre a importância da Copa Unisinos, campeonato que ocorre anualmente em São Leopoldo (RS), para o esporte universitário.

 

Por Ana Luisa Abdalla

 

[dropcap]A[/dropcap] Copa Unisinos é um evento universitário que ocorre no Brasil desde 1986 e contempla, em quatro dias, atividades esportivas e culturais. Conta com a presença de estudantes do Ensino Superior do Uruguai, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.  Em outras edições, já houve a participação de delegações até mesmo do Chile e da Argentina.

Os atletas ficam alojados em São Leopoldo (RS) nas dependências do Complexo de Esporte e Lazer da Unisinos durante toda a Copa, buscando estimular o intercâmbio e a integração entre professores, estudantes e instituições de ensino participantes. Além disso, o campeonato procura incentivar o esporte universitário e a organização esportiva no ensino superior.

Pensando em trazer um pouco de como funciona esse campeonato e sua importância, falamos com Leonardo Marinho da Cunha, o Tocantins, ex-presidente da LAAUSP, e que trabalha atualmente na organização do campeonato Novo Desporto Universitário (NDU)

A Copa Unisinos acontece faz mais de 20 anos, contando com a participação de instituições do Brasil inteiro e até algumas delegações de fora do país. Com o grande número de seleções participantes, a competitividade no campeonato é muito forte?

Leonardo Marinho da Cunha: Desde a minha primeira participação na Copa Unisinos, como atleta do futsal em 2008, as equipes participantes sempre foram muito competitivas. Algumas fogem um pouco com nível abaixo ou acima, mas em geral as equipes têm qualidades muito semelhantes. Nossas equipes poderiam ir mais fortes, caso conseguíssemos levar as equipes completas.

Qual a importância da Copa Unisinos para os atletas das seleções e para os que não são das seleções?

LMC: As Seleções da USP só existem hoje devido a essa competição! Para que tivéssemos um melhor aproveitamento da seleção e para a seleção, teríamos que participar das competições entre universidades da FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes), tentando uma vaga para outras competições nacionais. A Seleção é um modo de presentear os atletas de destaque em suas atléticas, possibilitando jogar em uma equipe com esportistas de outras atléticas USPianas. Para aqueles que não são das seleções, acredito que a possibilidade de destaque e de treinar com os melhores atletas da USP seja a melhor fonte de inspiração para tentar conseguir uma vaga nas equipes.

De que forma a LAUUSP participa na organização da Copa?

LMC: Como a organização da Copa Unisinos é feita por alunos e professores do curso de Educação Física da Unisinos, não fazemos parte da organização do torneio. Apenas participamos como entidade. Devido a isso, sempre temos algumas dificuldades de contato e de conseguir os melhores alojamentos e horários de jogos.

Quais você considera as maiores dificuldades para conseguir organizar um campeonato desse porte?

LMC: Da parte dos organizadores, creio que as principais dificuldades sejam em conseguir alojar os atletas no período da competição, conseguir conciliar as restrições pedidas pelas universidades e proporcionar um ambiente agradável e competitivo para todos os envolvidos. Da parte da LAAUSP, os principais problemas são os valores envolvidos para levar as equipes para o Rio Grande do Sul, conseguir conciliar os treinos das atléticas com o das seleções e conseguir dar uma assistência de qualidade para atletas e técnicos durante a competição

Qual a importância da Unisinos para o esporte universitário atualmente?

LMC: Poucas equipes universitárias têm a oportunidade de jogar  em competições em caráter nacional ou internacional, como o JUBs (Jogos Universitários Brasileiros) ou Universíade (evento multidesportivo internacional que ocorre de dois em dois anos organizado para atletas universitários). A Copa Unisinos possibilita essa integração e jogos contra equipes do sul e sudeste e também contra outros países como Uruguai e Argentina. Esses jogos possibilitam conhecer atletas, estratégias e jogadas diferentes das que estamos acostumados e também aguçar rivalidades que há anos existem.

Crédito foto de capa: LAAUSP