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Saúde

Por que sentimos mais fome no inverno?

Quem nunca se perguntou por que sentimo mais fome no inverno, comemos mais e ainda engordamos? A nutricionista esportiva Orion Araújo explica o que acontece e ensina a reverter o quadro

Por Orion Araújo

Seja no consultório ou nas redes, uma pergunta que ouço muito é sobre comer mais no frio. “Afinal, é verdade que engordamos mais no inverno?”.

Nos dias mais frios, o nosso apetite aumenta, sim. Porém, o ganho de peso depende unicamente das escolhas alimentares.

Inclusive, nosso metabolismo fica mais acelerado no inverno. Ou seja, a tendência natural do nosso corpo é gastar calorias. Mas, então, por que é tão comum ganharmos peso nas estações mais frias?

Por que engordamos no inverno

Para funcionar perfeitamente, o organismo precisa manter a temperatura em 36,9ºC. E, com a queda da temperatura externa, o corpo tende a diminuir a temperatura interna.

Por isso, por meio da alimentação, o organismo consegue buscar as calorias que “faltam” para manter a temperatura adequada.

Porém, para aquecer, o primeiro instinto que temos é consumir alimentos calóricos. Isso ocorre porque o corpo busca por macronutrientes de mais fácil digestibilidade e de rápida absorção.

É o caso dos carboidratos. Isso porque massas, risotos, purês, caldos (ervilha, baroa, aipim…) são opções quentes e que garantem uma rápida absorção pelo nosso organismo.

Geralmente, essas opções são gordurosas, pois são preparações que envolvem mais manteiga, embutidos, óleos. E é isso que deixa o alimento com poder de saciedade maior, tudo que o organismo “deseja” no inverno. Mas é esse o erro que vai garantir o aumento de peso!

Exercício no frio emagrece mais

Não! Ele está a todo o vapor! Durante a estação, nosso metabolismo fica mais acelerado, já que o corpo gasta mais energia para se manter aquecido.

Isso ajuda no processo de emagrecimento. Mas, se optarmos por preparações calóricas e gordurosas (o que costuma ser comum), ao invés de reduzirmos o percentual de gordura, acabamos aumentando.

Por isso, aproveite o bom momento metabólico para continuar firme nos treinos. Mesmo que o clima frio e escuro desanime, é nesta estação que organismo está mais preparado para o gasto energético.

Alimentação no inverno

Para dar um gás ainda maior no metabolismo, invista nos alimentos termogênicos, que aquecem o organismo. Esses alimentos necessitam de maior queima de energia para serem digeridos. E, por isso, aumentam o gasto calórico durante a digestão e o processo metabólico.

As substâncias contidas nesses alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e a queima de gordura. Entre os destaques estão canela, hortelã, gengibre, abacaxi, pimenta do reino e pimenta vermelha.

Vale lembrar que o consumo de alimentos termogênicos deve ser sempre orientado por um profissional qualificado. Além disso, esses alimentos são contraindicados para pessoas com hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias. Porque – em excesso – podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia e taquicardia.

Outra boa dica são os chás que, além do efeito termogênico, são ótimas pedidas para o friozinho. Recomendo o chá verde, de cavalinha, de hibisco, de capim limão, de canela, de gengibre com limão, de abacaxi e de erva mate.

E sempre fique atento: o consumo desses chás deve ser moderado para não sobrecarregar o fígado. Não ultrapasse três xícaras diárias.

 

Créditos: Arquivo Pessoal

 

Orion Araújo

Nutricionista Clínica, Funcional e Esportiva

Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Também é especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e nutricionista do Centro de Educação em Diabetes e Obesidade – Diabest.

 

 

 

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