Connect with us

Saúde

Anabolizantes: bom para o esporte, perigoso para o sexo; entenda

A sexóloga Lívia Leite explica o que são os anabolizantes, os efeitos para o esporte e os perigos na prática sexual

Por Lívia Leite

Bem comum entre os atletas, os anabolizantes são usados para promover uma mudança rápida no corpo. Isso porque aceleram o ganho de massa muscular.

Assim, consequentemente, melhoram a performance esportiva. Porém, podem afetar drasticamente o desempenho sexual.

Principalmente, se usados indiscriminadamente, sem prescrição e acompanhamento médico, o que geralmente acontece entre os jovens nas academias.

Anabolizantes e suas consequências

Os anabolizantes são derivados sintéticos da testosterona que é o principal hormônio sexual masculino e responsável pelo desejo sexual no homem.

Quando inseridos no organismo, inibem a produção natural desse hormônio pelos testículos. Dessa forma, podem desenvolver o hipogonadismo, diminuição ou a falta do hormônio masculino.

E é exatamente por isso que os anabolizantes podem levar à diminuição ou perda do desejo sexual. Além disso, podem afetar a qualidade da ereção.

Após a suspensão do anabolizante, a produção natural de testosterona demora muito para voltar ao normal e infelizmente, não ocorre em 100% dos casos, deixando a função sexual comprometida. Portanto, evite fazer uso dessas substâncias e procure sempre uma orientação médica.

 

Lívia Leite

Biomédica/Terapeuta sexual

Lívia Leite é biomédica, sexóloga e terapeuta sexual. Sempre trata assuntos relacionados à sexualidade com naturalidade, espontaneidade e responsabilidade. Ajudar pessoas a viverem felizes com sua sexualidade, mais do que um trabalho, é sua missão de vida.

 

Sexo no esporte

Pompoar é preciso: pompoarismo é atividade física
Sexo pós treino: faz alguma diferença?

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Facebook

More in Saúde