Connect with us

Saúde

Pompoar é preciso: pompoarismo é atividade física

O pompoarismo é a atividade física para fortalecer o seu assoalho pélvico e pode trazer muitos benefícios para o seu dia a dia; veja como

Não tem jeito. A passagem dos anos altera o tônus muscular e os músculos ficam mais enfraquecidos. Então, para retardar esse enfraquecimento, é preciso praticar esporte e trabalhar vários grupos musculares. Abdômen, braços, pernas, peitoral, costas, glúteos. Mas, e o assoalho pélvico? Você tem dado atenção a ele? Pois, deveria!

Isso porque ele é um conjunto de músculos ao redor da bacia, que forma uma rede de sustentação dos nossos órgãos internos, como bexiga e intestino. Além do útero e dos ovários, nas mulheres; e da próstata, nos homens. Os esfíncteres, músculos responsáveis por controlar a liberação de gases, micção e evacuação também fazem parte dessa rede.

Além disso, tem participação importante na ereção peniana e no controle da ejaculação, assim como no orgasmo vaginal. Por isso, exercitar essa musculatura previne a incontinência urinária e potencializa o prazer sexual.

E o nome do exercício muscular dessa área é chamado de pompoarismo. Porém, como funciona exatamente?

O que é pompoarismo

Pompoarismo é a prática de pompoar, em que um conjunto de técnicas, de origem oriental, são usadas no fortalecimento e controle dos músculos pubococcígeo e abdominais, em diferentes graus de força e compressão.

A palavra original é pâm-pohur, do idioma local do sul da Índia e há registros da prática há aproximadamente 3000 anos. Gueixas japonesas e prostitutas tailandesas do começo do século XX usavam tais técnicas para massagear o pênis dos clientes com o canal vaginal.

Mais tarde, por volta de 1950, o Médico alemão Dr. Arnold Kegel publicou estudos sobre exercícios do assoalho pélvico que consistiam em contrair e relaxar esses músculos repetidamente. Essas atividades ficaram conhecidas no meio médico como exercícios de Kegel.

Hoje, entretanto, também é conhecido como ginástica íntima. Mas não importa o nome. Exercitar o assoalho pélvico traz uma série de benefícios para homens e mulheres.

5 momentos do esporte universitário para praticar AQUELA contração

1. Quando o técnico tá explicando aquele exercício complicado

– Uhum, tô entendendo tudo.

2. Quando seu time todo tá atrasado pro jogo.

3. Quando você vai beber água entre os exercícios.

4. Ou quando você tá esperando a sua vez de fazer o exercício.

5. Na hora da DR do time…

Quem pode fazer

Com exceção de quem fez alguma cirurgia na região, todos podem praticar pompoarismo. Inclusive mulheres grávidas.

Entretanto, apesar das contrações musculares serem possíveis em qualquer momento em lugar, a prática segura do pompoarismo mesmo deve ser realizado sempre sob orientação de um especialista.

Os valores variam de R$ 100,00 a 300,00 por sessão. E alguns profissionais atendem grupos, por isso o custo fica bem mais acessível. Então, vale o investimento!

 

Lívia Leite

Biomédica/Terapeuta sexual

Lívia Leite é biomédica, sexóloga e terapeuta sexual. Sempre trata assuntos relacionados à sexualidade com naturalidade, espontaneidade e responsabilidade. Ajudar pessoas a viverem felizes com sua sexualidade, mais do que um trabalho, é sua missão de vida.

 

Sexo e Esporte

Você sabia que o sexo ajuda no esporte?
Sexo pós treino: faz alguma diferença?

 

Advertisement

Facebook

More in Saúde