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Running

Quer começar a correr? A gente te dá umas dicas

A coach de corrida Renata Medeiros fala sobre a facilidade para começar a correr e dá dicas importantes para quem quer praticar a modalidade de forma fácil e segura. Confira.

Cada vez mais, a corrida tem ganhado adeptos e popularidade. Isso acontece por causa das inúmeras vantagens que a prática oferece.

Dentre elas, estão a facilidade de praticar essa atividade, porque ela pode ser feita em qualquer lugar e não precisa de muitos equipamentos. Também é um ótimo meio de condicionamento físico, ajuda a emagrecer e melhora a saúde de um modo geral.

Sem contar que pode ser usada como preparação física para outros esportes . Além disso, ela ainda pode ser praticada sozinho. Apesar de algumas pessoas acharem que é preciso de treinamento.

Mas correr é algo natural do ser humano. É uma habilidade motora instintiva que é desenvolvida ao longo da vida. Por isso, não é necessário ensinar ninguém a correr. Porém, é preciso tomar cuidado, porque de 20 a 80% dos corredores se machucam.

Cuidados na hora de correr 

Aquecimento

É importante sempre fazer um aquecimento antes de correr. E lembrando que aquecimento não é sinônimo de alongamento.

Um bom aquecimento para corrida é começar com uma caminhada leve, depois passar para uma caminhada acelerada e, por último, seguir para um trote. Isso irá preparar as articulações para receber a sobrecarga da corrida.

Descanso

É essencial descansar entre os treinos. Ter cuidado para não se empolgar e correr todos os dias (pode acreditar, a corrida é viciante). Além disso, é muito importante dar tempo para suas articulações, músculos e ossos descansarem e se adaptarem ao novo estimulo.

Distância

É muito importante controlar a quilometragem percorrida. Para isso, o aumento da distância tem que ser feito de forma lenta e gradual. Ao completar uma prova de 5 km, por exemplo, não quer dizer que sua próxima prova já tem que ser uma de 10 km.

Fortalecimento muscular

Com o aumento de força o músculo conseguirá controlar o choque/impacto causado pela corrida. Essa informação é muito importante, pois a maioria das pessoas acreditam que essa função de controlar o impacto é exercida pelo calçado.

Mas, apesar do calçado ter uma função importante, ele é geralmente superestimado (principalmente pelas marcas de tênis). Os músculos é que são mais eficientes para controlar o impacto. Portanto, incluir o fortalecimento muscular na rotina de treino é imprescindível.

 

 

Renata Medeiros

Coach de corrida/Personal Trainer

Formada em Educação Física e pós-graduada em treinamento de força: da saúde ao alto rendimento, ambos pela USP. Professora de corrida, personal trainer, fundadora e professora da GAIA Assessoria Esportiva.

 

 

 

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