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Como a corrida pode ajudar no seu desempenho acadêmico?

taA coach de corrida Renata Medeiros, da Gaia Assessoria Esportiva, conta como correr ajuda no desempenho acadêmico e traz outras vantagens para a saúde.

Por Renata Medeiros

A corrida é uma das atividades físicas que são excelentes meios de proporcionar saúde ao nosso corpo. Além de ser ótima para o condicionamento físico, ela ajuda a melhorar outras funções do corpo. Inclusive, nossa capacidade mental.

Por isso, ela se torna uma grande aliada na hora de melhorar o desempenho acadêmico. Na literatura científica já está bem documentada a relação dos exercícios aeróbicos na diminuição dos níveis de ansiedade, de depressão e de estresse.

Durante a corrida, ocorre liberação da endorfina na corrente sanguínea. Ela excita os centros encefálicos supressores da dor (regiões do cérebro com mecanismos capazes de bloquear a dor). E assim, alivia as sensações ruins.

Com ela, é possível também melhorar a função cardiovascular (circulação do sangue e transporte de oxigênio pelo corpo). Além disso, ajuda a controlar o peso e o índice glicêmico, entre tantas outras vantagens.

Por que correr ajuda no desempenho acadêmico

Às vezes, passamos horas estudando, ou melhor tentado estudar e não rendemos nada. Mas já pensou em fazer uma pausa, de 15 a 20 minutos, e fazer um pouco de corrida?  Ou até mesmo caminhada?

Podemos achar que pode ser uma perda de tempo e que esse ‘’tempo perdido’’ de estudo pode fazer toda diferença. Mas na verdade, depois de correr, podemos ter um rendimento muito maior na frente dos livros.

E sabe por quê? Porque a atividade física aumenta a habilidade de prestar atenção. Além disso, você voltará muito mais disposto e seu estudo vai render muito mais.

A corrida também pode se uma ótima ajudante nas semanas de provas. Isso porque ela minimiza o estresse tão comum desse período.

Outros benefícios da corrida

A corrida expande os horizontes

Correndo você pode descobrir novos lugares. Experimente correr na Cidade Universitária e descobrir as inúmeras bibliotecas, museus e ruas arborizadas, além de conhecer melhor onde fica cada faculdade.

E, em vez de esperar o BUSP, ganhe tempo e saúde. Garanto que, na maioria das vezes, você chegará antes nos lugares.

Se você estuda em uma faculdade que não tenha um campus tão grande, então experimente correr nas ruas do bairro que estuda. Encontre novos espaços, bares, cafés e praças.

Aposto que as ruas do bairro que você estuda ou em que mora tem muitos detalhes que você jamais percebeu ao andar por elas de carro. Correr no bairro onde você sempre frequenta pode te trazer uma experiência diferente daquele local.

Nem sempre dentro de um automóvel conseguimos perceber o que está ao nosso entorno. E a visão de um pedestre, seja correndo ou andando, pode surpreender.  

A corrida é democrática

Existem vários equipamentos de corrida disponíveis no mercado. São frequencímetros, relógios do mais simples até os mais caros com o GPS, meias e shorts de compressão, jaquetas corta vento, óculos de corrida.

Tem até camiseta antitranspirante, tênis que chegam a custar mais de mil de reais, viseiras, aplicativos de corrida, manguitos… Mas, tome cuidado para não cair na ‘’garra’’ do mercado.

Para começar a correr, você não precisa de todos esses materiais. Antes de qualquer aquisição, saiba qual é sua necessidade. Sinta seu corpo e só então aproveite as possibilidades que o mercado oferece. De repente, você percebe que só precisa de um tênis simples para correr.

Dicas para começar a correr

Primeiro, é importate ter cuidado para não se empolgar e sair correndo como se não houvesse amanhã. É importante começar aos poucos e sempre pensar em uma progressão que respeite os limites do seu corpo.

Se você quiser começar a treinar a corrida de uma maneira sistemática, o ideal é buscar orientação de um professor de educação física.

Assim, ele vai te passar um treino específico para o seu condicionamento físico e objetivo. O melhor exercício, é aquele que é feito especificamente para suas condições.

 

 

Renata Medeiros

Coach de corrida/Personal Trainer

Formada em Educação Física e pós-graduada em treinamento de força: da saúde ao alto rendimento, ambos pela USP. Professora de corrida, personal trainer, fundadora e professora da GAIA Assessoria Esportiva.

 

 

 

Crédito da foto: Marcos Mendez

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