Connect with us

Colunas

Do esporte à arte: os filmes que inspiram atletas

filmes-sobre-esporte

Em clima de Globo de Ouro e das famosas premiações do cinema realizadas no início do ano, separamos uma lista de filmes sobre esporte para inspirar você.

Por Marília Fuller | Jornalismo Júnior

Contando histórias reais ou inventando novas, o cinema sempre se utilizou do esporte para dar vida aos filmes. A trajetória dos esportistas é carregada de emoção e perseverança, ingredientes que roteiristas e diretores sabem aproveitar muito bem para criar obras cinematográficas.

Desse casamento, surgiram diversas películas que servem de incentivo para novos e velhos atletas, dando estímulo e tornando-se espelhos para quem sonha com títulos, medalhas e a consagração.

A Revista BEAT reuniu dez dos mais conhecidos e marcantes filmes sobre esporte – sobre personagens singulares, obstáculos e momentos da história.

Uma Equipe Muito Especial (A League of Their Own)

movies2

Dottie Henson (Geena Davis) e Kit Keller (Lori Petty) são duas irmãs que trabalham numa fazenda em Oregon e compartilham a paixão por baseballl. Com a convocação de jogadores para a guerra em 1943, os donos das grandes equipes se reúnem para resolver a situação e surge a idéia de criar uma liga feminina.

Ernie Capadino (Jon Lovitz) vê Dottie jogar e se interessa em levá-la para um teste em Chicago. Enquanto Dottie não fica entusiasmada com a idéia, Kit adora a oportunidade e faz um acordo com Ernie em que ela teria que convencer a irmã para que as duas fossem testadas.

Durante a viagem, eles conhecem Marla Hooch (Megan Cavanagh), uma ótima rebatedora que quase é descartada por não ser bonita. O time terá Jimmy Dugan (Tom Hanks) como técnico, uma lenda do baseball que se tornou alcoólatra.

Jamaica Abaixo de Zero (Cool Runnings)

movies3

Irwin Flitzer (John Candy) desgraçou a si mesmo nas Olimpíadas quando colocou pesos extras no seu time de trenó, tendo que devolver sua medalha de ouro. Anos depois, Derice Bannock (Leon), um jamaicano, não consegue se classificar como velocista para a prova de 100 metros nas Olimpíadas,00 devido a um acidente.

Porém, Derice fica decidido a participar da competição – não mais como corredor, mas com uma equipe de trenó – ao descobrir que Flitzer, antigo amigo de seu pai, também vive na Jamaica.

Na baixa temperatura do Canadá, Derice, Sanka (Doug E. Doug), Junior (Rawle D. Lewis) e Yul (Malik Yoba) participam dos Jogos de Inverno e são desacreditados por todos, pois ninguém imagina que um time de trenó jamaicano comandado por um treinador de má reputação seja sério.

Invictus

movies4

Após anos de prisão política, Nelson Mandela (Morgan Freeman) torna-se presidente da África do Sul. No seu mandato, encontra seu país economicamente dividido e ainda muito racista, em decorrência do apartheid.

Com a realização da Copa do Mundo de Rugby na África do Sul, Mandela vê no esporte uma ferramenta para unir o povo sul-africano.

Juntando forças com o capitão do time, Francois Pienaar (Matt Damon), o presidente dá grande incentivo para que a seleção nacional seja campeã, mesmo enfrentando as melhores equipes do mundo.

 O Vencedor (The Fighter)

movies5

Dicky Ecklund (Christian Bale) teve seu auge ao enfrentar o campeão mundial Sugar Ray Leonard em uma luta de boxe. Mesmo tendo desperdiçado a carreira com as drogas, ele continua vivendo da fama que conquistou. Agora, porém, vê seu irmão, Micky Ward (Mark Wahlberg), tentando a sorte no mundo do boxe.

Treinado por Dicky e empresariado por Alice (Melissa Leo), sua mãe, Micky é sempre colocado em segundo plano, o que o impede de progredir na carreira.

A situação muda quando ele passa a namorar Charlene Fleming (Amy Adams), que o incentiva a deixar a influência familiar e tratar a carreira de forma profissional.

Soul Surfer – Coragem de Viver (Soul Surfer)

movies6

Bethany Hamilton (AnnaSophia Robb) foi criada junto ao mar e surfa desde pequena, tendo ganhado diversos prêmios. Depois do ataque de um tubarão, Bethany perde totalmente o braço esquerdo.

Porém, conta com o apoio dos pais (Dennis Quaid e Helen Hunt), da melhor amiga Sarah (Carrie Underwood) e dos fãs para dar continuidade a sua carreira.

42 – A História de uma Lenda (42)

movies7

Jackie Robinson (Chadwick Boseman) é um jogador de baseball que disputa, em 1946, a liga nacional dos negros. Branch Rickey (Harrison Ford), o executivo de um time que disputa a maior competição do esporte nos Estados Unidos, decide recrutar o atleta para sua equipe.

Robinson e seu desejo de ser o primeiro negro a disputar a Major League na era moderna enfrentam o racismo existente não apenas da torcida e da diretoria, mas também dentro dos campos.

United

movies8

Baseado na verdadeira história do Manchester United, um dos maiores times da liga inglesa de futebol. Os lendários “Busby Babes” – o time mais jovem a ganhar a liga.

O filme aborda o acidente aéreo de Munique que matou a maior parte da equipe e o extraordinário espírito de uma cidade que reconstruiu o time na sequência do desastre.

Um Sonho Possível (The Blind Side)

movies9

Michael Oher (Quinton Aaron) é um jovem negro, filho de uma mãe viciada, sem casa e estudo. Com vocação para os esportes, mas alguns traumas familiares.

Um dia ele é avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Um convite para dormir na casa dos Tuohy muda sua vida pra sempre, tanto dentro quanto fora do campo de futebol americano.

Menina de Ouro (Million Dollar Baby)
movies10

Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou a vida nos ringues, agenciando e treinando  grandes boxeadores. Magoado com o afastamento de sua filha, ele é uma pessoa fechada e se relaciona apenas com Scrap (Morgan Freeman), seu ajudante na academia e único amigo.

Até que surge Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie seja seu técnico mas, além de acreditar que ela esteja velha demais para o esporte, ele não aceita treinar mulheres.

Texto produzido por

Logo Jota ad

 

 

 

 

 

Atletas inspiradores

Um craque do futebol universitário: Rafael Bichara
Da ginástica ao ultimate frisbee – uma vida no esporte
Irmãos esportistas: família dentro e fora de quadra

 

Advertisement

Facebook

More in Colunas